Campo GrandeDestaques

Atualização cadastral no CadÚnico leva famílias a madrugarem em filas de Cras em Campo Grande

A prefeitura de Campo Grande está atualizando o CadÚnico (Cadastro Único), através da campanha “Não Perca Seu Benefício”, para que famílias que não fiquem sem a ajuda mensal.

Algumas pessoas chegaram a madrugar nas filas em busca de atendimento.

Sônia Maria, de 56 anos, trabalha com faxinas e foi até o Cras atualizar os dados no cadastro e se inscrever no Auxílio Brasil. “Cheguei cedo aqui. Por volta de 4 horas da manhã eu já estava na fila. Eu recebia o Auxílio Emergencial e agora pretendo tentar o novo auxílio do governo. Vai me ajudar bastante caso eu consiga, vai complementar minha renda nesse tempo tão difícil.”, contou.

De acordo com a prefeitura da capital, a base de dados do Cadastro está desatualizada por conta da pandemia. Além disso, cerca de 60 mil famílias estão correndo o risco de perder benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por LOAS. Campo Grande tem atualmente cerca de 140.040 famílias cadastradas no CadÚnico.

Ainda no Cras do bairro Aero Rancho, encontramos a dona Dalva, de 65 anos. Ela fez questão acordar cedo e madrugar na fila com a filha e a neta, que precisavam atualizar os dados cadastrais para o Auxílio Brasil. Como recebe o Loas aproveitou para também deixar os dados em dias, com medo de perder o amparo. “Quando soube eu acordei cedo e vim logo pra cá. Acordamos cedo mesmo, 3 horas a gente já estava de pé, quanto mais cedo melhor”.

De acordo com Maria de Lourdes, coordenadora do Cras, a fila estava bem grande desde cedo, as pessoas chegaram antes do horário previsto, por medo de ficarem sem atendimento. A procura foi tão grande que algumas pessoas foram reagendadas para outros dias e horários.

“Por dias estamos atendendo mais de 60 pessoas aqui, mas hoje especialmente o movimento está bem grande, vamos precisar agendar horário para alguns a partir da tarde, mas todos serão atendidos”.

Para atualizar os dados é necessário que a pessoas vá até um Cras mais próximo da sua residência portando documentos de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de renda e residência.

 

LV
the authorLV