DestaquesNotícias

‘Bem-vindos à segunda era espacial’, diz diretor da missão da SpaceX após sucesso no pouso

“Bem-vindos à segunda era espacial”, disse o diretor da missão Inspiration4 da SpaceX, Todd Ericson, em uma coletiva de imprensa após o pouso bem-sucedido da cápsula no último sábado (18). A missão foi a primeira a entrar na órbita da Terra com uma tripulação sem astronautas profissionais.

A cápsula Dragon viajou mais longe do que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita de 575 quilômetros de altitude, e circulou o planeta mais de 15 vezes a cada dia.

Agora, “as viagens espaciais serão muito mais acessíveis aos homens e mulheres comuns”, acrescentou Ericson.
O pouso marcou a terceira vez que a empresa de Elon Musk levou e trouxe de volta pessoas ao espaço, após o retorno de duas missões da Nasa, uma em agosto de 2020 e outra em maio deste ano. Ambas trouxeram astronautas que estavam na ISS.

Houve apenas um pequeno problema durante o voo, com o sistema de limpeza da cápsula, mas que foi rapidamente resolvido, disse o diretor, sem dar mais detalhes.

A SpaceX prevê outros voos de turismo espacial, incluindo um em janeiro de 2022, que deve transportar três empresários até a ISS.

“A melhor viagem da minha vida!”, tuitou a tripulante Sian Proctor depois de desembarcar da cápsula.

O bilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que pagou à SpaceX dezenas de milhões de dólares, ofereceu os outros três lugares a desconhecidos: Sian, uma professora de 51 anos; Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; e Chris Sembroski, 42, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo