CIOF auxilia Polícia Civil do Mato Grosso do Sul a localizar em Tocantins acusado de tentativa de feminicídio em Costa Rica

Foz do Iguaçu (PR): A Polícia Civil de Costa Rica, com o apoio do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) de Foz do Iguaçu/PR, conseguiu localizar no município de Almas/TO, Gabriel Matos da Silva, 26 anos, que estava foragido desde o último dia 12, quando tentou matar com golpes de facão a ex-esposa, uma dona de casa de 20 anos. O acusado foi preso na tarde de ontem por uma equipe da Polícia Militar local.

Conforme relatos de testemunhas, no dia do crime a vítima estava em casa, no Centro de Costa Rica, juntamente com a mãe e o filho, quando inconformado com o fim do relacionamento o ex-companheiro invadiu o imóvel e tentou matar a mulher com diversos golpes de facão. Conforme o delegado responsável pelo caso, Gustavo Mendes, o crime foi cometido na frente de uma criança de 2 anos, filha da vítima.

Após o crime, o acusado que quase decepou os braços da ex-esposa pulou o muro e fugiu. O delegado Gustavo solicitou apoio ao CIOF de Foz do Iguaçu, que já prestou apoio à Polícia Civil de Costa Rica em outras ocasiões e conseguiu localizar Gabriel no município de Almas, onde esteve escondido na casa de familiares. Segundo o delegado, o acusado também vinha ameaçando de morte o atual namorado da vítima, um motorista de 28 anos.

Com o apoio do serviço de inteligência do Tocantins, a Polícia Militar daquele Estado chegou até o endereço do acusado, que foi localizado e preso pela PM na tarde deste domingo (21) e deve ser transferido para Costa Rica.

Entenda o caso

A vítima e o acusado foram casados por dois anos e tiveram um filho. Após a separação o homem passou a fazer chantagem e ameaçar de morte a ex, que por conta dos fatos procurou a Polícia Civil que requisitou medidas protetivas para a mulher, sendo o pedido deferido pela Justiça.

No mês de maio o homem, que tinha a guarda compartilhada do filho, simulou que a criança estava doente e internada, para atrair a vítima até o hospital, onde foi colocada à força no carro do acusado e levada para a área rural de Costa Rica, onde teria sido estuprada por ele e mantida em cárcere privado por quase dois dias.

Mais uma vez a mulher denunciou Gabriel e a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dele e o pedido foi deferido pela 1ª Vara Civil e Criminal, que expediu o mandado e o homem passou a ser considerado foragido da Justiça. No último dia 12, o suspeito invadiu a casa da vítima e tentou matá-la a golpes de facão na frente do filho.

Sobre o CIOF-FIG

O Centro Integrado de Operação de Fronteira de Foz do Iguaçu (CIOF-FIG), foi inaugurado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro do ano passado, para combater o crime organizado, intensificar a integração entre os agentes de segurança pública e fortalecer o monitoramento nas fronteiras brasileiras.

O CIOF é o 1º Centro Integrado de Operações de Fronteira do Brasil e foi criado com base nos modelos dos escritórios norte-americanos de monitoramento após os atentados de 11 de setembro de 2011. A base do CIOF funciona no complexo da Itaipu, que apoia o projeto.

O CIOF reúne em um único espaço todos os atores de segurança pública que antes exerciam suas funções isoladamente, ou em conjunto, mas nunca efetivamente coordenados, como polícias estaduais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF – antigo Coaf), Receita Federal, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica internacional (DRCI), Departamento Nacional Penitenciário (Depen)

Total
0
Shares
Previous Post

Casagrande critica Crivella e MP que muda direito de transmissões: “Estão tentando chutar a Constituição”

Next Post

Homem é morto com ‘mata-leão’, amarrado em para-choque e jogado na BR

Related Posts
Total
0
Share