Com serviço sobrecarregado, novo Conselho Tutelar enfrenta desafio de atender 200 mil pessoas.

Fotos: CE.

Após longa espera e com diversas discussões judiciais, o 6º Conselho Tutelar de Campo Grande foi inaugurado na tarde de hoje (14), no bairro Parque do Lajeado. A expectativa do novo prédio é atender cerca de 200 mil pessoas, na região do Anhanduizinho.

A implementação deste novo prédio foi tema constante de debate no judiciário há seis anos. A unidade foi inaugurada na Rua Evelina Figueiredo Selingardi, nº 1.440, com objetivo de atender as crianças da região, mas não deve resolver os problemas de defasagem de atendimento.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes (PP), outros dois novos Conselhos Tutelares devem ser instalados entre abril ou maio.

“Tinha uma ação judicial correndo há mais de seis anos. Tempos atrás um servidor me disse que a despesa de um conselho é cerca de 1 milhão ao ano, mas disse a ele que isso não é uma despesa, é um investimento para crianças. Até o mês de maio estaremos inaugurando o sétimo e o oitavo conselhos tutelares em nossa cidade”, garantiu.

Durante a inauguração, o Procurador Geral do Município, Alexandre Ávalo destacou que a unidade contará com uma Defensoria Pública. “A defensoria estará atuando e trabalhando junto com os conselheiros”, pontuou.

A coordenadora de infância de Mato Grosso do Sul, Elisabeth Anache, relatou a importância do atendimento do Conselho Tutelar para a região, principalmente para crianças que sofreram algum trauma.

“Toda vez que uma criança entre três e seis anos sofre algum tipo de trauma, as consequências são praticamente irreversíveis. O trauma fica na vida dessa criança para a vida toda, principalmente na primeira infância”, explicou para um plateia com representantes da pasta e judiciário da infância e do adolescente.

Animado com o local, o presidente da Acetems (Associação dos Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul), Adriano Vargas, relatou que a região onde novo conselho vai funcionar, é onde mais tem casos de violência contra as crianças e adolescentes.

“Nós últimos quatro anos mais de 60 mil atendimentos foram realizados pelos Conselhos Tutelares em Campo Grande, mas infelizmente, não conseguimos resolver em todas as situações. Desses 60 mil, só no Anhanduizinho, tiveram metade dos casos, aproximadamente 30 mil atendimentos”, disse.

O novo prédio que contará com 9 salas, cinco delas aptos para os servidores realizar os seus trabalhos. O prédio fica localizada na Rua Evelina Figueiredo Selingardi, nº 1.440, no Bairro Parque do Lajeado, em Campo Grande. O atendimento será realizado, ininterruptamente, 24 horas por dias.

Fotos: CE.

DEMANDA DA REGIÃO

Os novos Conselhos Tutelares devem ajudar a estabilizar a demanda de atendimento aos direitos das crianças e dos adolescentes em Campo Grande, já que há anos o Conselho Tutelar Sul está sobrecarregado com os casos encaminhados.

O novo Conselho Tutelar atenderá 15 bairros que englobam a região Anhanduizinho, conhecida por ser uma das mais perigosas da cidade.

Em fevereiro, a conselheira Raquel Lázaro informou que, nos últimos quatro anos (2020 a 2023), o Conselho Tutelar Sul tinha uma área de atendimento que abrangia em torno de 300 mil habitantes.

“Com esta demanda que tivemos nos últimos anos, era humanamente impossível atender com o quantitativo de profissionais que tínhamos, se você levar em consideração que em um dia já recebemos 300 notificações escolares. Dependendo do período do ano, essa quantidade é multiplicada durante a semana”, disse a conselheira.

Diariamente, o Conselho Tutelar Sul recebe em torno de 15 a 20 denúncias fora do período considerado de alta temporada, que seria o período letivo escolar, porém, esta estimativa, de acordo com a conselheira Raquel, varia semanalmente na unidade.

“Tem dia que dentro do conselho não sobra cadeira para as famílias e o pessoal fica esperando o atendimento lá fora, gente que vem receber o atendimento de duas formas, ou porque o conselheiro notificou a presença dos responsáveis, ou por demanda espontânea”, declarou Raquel.

De acordo com levantamento, nos últimos quatro anos, das 60 mil ocorrências registradas pelos cinco Conselhos Tutelares de Campo Grande, cerca de 30 mil foram atendidas pelo Conselho Tutelar Sul.

Prefeita Adriane Lopes relatando a importância da inauguração do 6º Conselho Tutelar do Anhanduizinho. Fotos: CE.

NOVOS CONSELHOS

De acordo com a SAS, os locais onde os novos conselhos serão criados passam por adequações em sua estrutura para que possam ser utilizados pelos 15 novos conselheiros que foram empossados para o quadriênio (2024-2027).

A prefeitura informou à Justiça que os novos conselhos vêm passando por fases de adequação e finalização.

O prédio que abrigará o 8º Conselho Tutelar está sendo avaliado por engenheiros para, posteriormente, passar por adaptações. Ele atenderá os bairros Núcleo Industrial, Popular, Nova Campo Grande, Panamá e Santo Amaro.

O 7º Conselho Tutelar vai atender os bairros Noroeste, Estrela Dalva, Veraneio, Margarida e Novos Estados. Esse conselho deve ser entregue à população no fim de abril.

Já o 6º Conselho Tutelar, da região Anhanduizinho, atenderá os bairros Universitário, Rita Vieira, Dr. Albuquerque, Tiradentes, Lajeado, Los Angeles, Centro-Oeste, Aero Rancho, Alves Pereira, Centenário e Moreninhas.

Segundo a SAS, os novos prédios serão entregues com toda a estrutura e os equipamentos necessários para a atuação dos novos conselheiros, que tomaram posse em janeiro e foram lotados nos prédios já existentes até que as novas locações fiquem prontas.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Prefeitura de Campo Grande aguarda decisão da Justiça para definir novo aumento de tarifa.

Next Post

Gerson Palermo, um dos maiores traficantes do Brasil, tem revogação de prisão negada em Mato Grosso do Sul.

Related Posts
Total
0
Share