Covid19DestaquesMato Grosso do Sul

Covid-19 matou 6 pessoas e infectou 624 na última semana em Mato Grosso do Sul

Foto Reprodução

Nas primeiras semanas de 2024, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vêm registrando aumento significativo nos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Entre o primeiro e o terceiro boletins divulgados no ano, o aumento foi de 304,3%, já que foram registrados 138 novos casos da doença, e três óbitos (todos datados de anos anteriores) no início do ano, e 558 novos casos e cinco óbitos – três deles em 2024 – no terceiro boletim divulgado.

Agora, no quarto boletim, referente à terceira semana epidemiológica, foram registrados 629 novos casos e seis óbitos em decorrência da doença.

Dos seis óbitos, quatro foram de idosos acima dos 60 anos, com comorbidades; e dois de mulheres adultas de 46 e 56 anos, também com comorbidades relatadas.

Os óbitos foram nos municípios de Campo Grande, Angélica, Coxim, Vicentina, Dois Irmãos do Buriti e Rio Verde de Mato Grosso.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico, 47 municípios do Estado registraram novas contaminações pelo vírus nos últimos 7 dias.

Naviraí foi responsável pela maior parte das ocorrências, com 423 notificações.

Na sequência, aparecem com maior número de novos casos Campo Grande (102), Antônio João (18) e Rio Verde de Mato Grosso (17).

Nova variante

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), Rosana Leite, revelou que uma nova variante da doença, a JN1, deve chegar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul.

“Pelo histórico e experiência que tivemos com a Covid-19, nós temos essa previsão de que a nova variante logo chegue aqui”, afirmou.

Segundo a especialista, a JN1 tem como característica alta transmissibilidade, mas costuma apresentar sintomas leves. Ela garante que a pasta têm condições de oferecer o suporte necessário para o enfrentamento ao vírus.

“A Sesau disponibiliza tanto testes como a vacinação, orientando as pessoas, principalmente os grupos de risco, crianças idosos a tomarem o seu reforço, caso já tenham tomado há mais de 6 meses”, pontuou Rosana.

Vacina

Atualmente, conforme os dados do vacinômetro da SES, 79.46% da população do Estado está com esquema vacinal completo.

A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Se atente aos sintomas!

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

Febre

Tosse seca

Perda do olfato

Perda do paladar

Falta de ar

Dificuldade para respirar

Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

Tosse

Espirro

Catarro

Apertos de mão

Contato pessoal próximo

Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

Vacinação contra Covid-19

Uso de máscara

Uso de álcool gel

Lavagem das mãos com água e sabão

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca

Não compartilhar objetos pessoais

Ventilar ambientes

Evitar aglomerações e espaços fechados

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.