Entretenimento

Produtores de ‘Velozes e Furiosos’ são condenados a pagar indenização milionária a dublê que fraturou crânio em filmagem

Joe Watts caiu de uma altura de mais de 7,5 metros por conta de uma mudança de última hora em uma cena de ação

Nem Dominic Toretto (Vin Diesel) tampouco o saudoso Brian O’Conner (Paul Walker) serão capazes de salvar os produtores da franquia ‘Velozes e Furiosos’ do prejuízo milionário imposto pela justiça americana ao dar ganho de causa ao dublê Joe Watts, que caiu de uma altura de mais de 7,5 metros durante as filmagens de ‘Velozes e Furiosos 9’.

O longa, lançado em 2021, teve as gravações feitas em 2019, quando ocorreu o acidente, e a decisão judicial apenas agora, quatro anos após o incidente em que o dublê sofreu traumatismo craniano.

O dublê Joe Watts — Foto: reprodução
O dublê Joe Watts — Foto: reprodução

A produtora não questionou a decisão e acatou o pagamento de US$ 1 milhão (4,9 milhões de reais na cotação atual) pelo acidente, ocorrido durante uma cena de luta.

O juiz do Reino Unido, país onde as filmagens foram realizadas, afirmou que Watts, de 35 anos, tem “sorte de estar vivo” depois que os promotores do Health and Safety Executive (HSE) detalharam como seu cabo de segurança se soltou enquanto ele realizava uma manobra diferente daquela que havia sido ensaiada diversas vezes.

Elenco de Velozes e Furiosos 9 — Foto: divulgação
Elenco de Velozes e Furiosos 9 — Foto: divulgação

O profissional deveria ser jogado por cima do ombro direito do artista, no entanto, em uma mudança de última hora, o dublê foi informado que ele seria jogado por cima do ombro esquerdo do ator.

Ele acabou caindo para fora dos colchões que amorteceriam sua queda e sofreu danos cerebrais.

O juiz distrital Talwinder Buttar criticou a decisão de mudar a façanha “no último minuto”, afirmando que os colchões deveriam ter sido ajustados e a corda que o prendia deveria ter sido inspecionada.

Vin Diesel e John Cena em Velozes e Furiosos 9 (2021) — Foto: Divulgação
Vin Diesel e John Cena em Velozes e Furiosos 9 (2021) — Foto: Divulgação

Os promotores argumentaram que a FF9 Pictures, uma subsidiária da Universal Pictures, “não estendeu o tapete necessário para mitigar as consequências de uma queda não intencional após mudanças no cenário e na sequência da cena”.

“Os ferimentos de Watts mudaram sua vida e ele poderia facilmente ter morrido”, disse a inspetora de HSE ao juiz.

Antes do incidente, Watts atuou como dublê em vários projetos de destaque, incluindo ‘Game of Thrones’, ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’ e ‘Kingsman: O Círculo Dourado’.

Cena de 'Velozes e Furiosos 9' — Foto: divulgação
Cena de ‘Velozes e Furiosos 9’ — Foto: divulgação

‘Velozes e Furiosos 9’ teve o lançamento adiado por conta da pandemia do COVID-19 e acabou se tornando o maior lançamento na reabertura dos cinemas, em junho de 2021.

Confira abaixo o trailer de ‘Velozes e Furiosos 9’.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo