Desempenho do setor de serviços consolida crescimento do Estado

O setor de serviços é responsável por 40,71% de todos os empregos gerados no Estado em 2022 – Foto Reprodução

O volume de serviços ficou estável (0,0%) após dois meses de queda em Mato Grosso do Sul. A constatação vem da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que no acumulado do ano o setor está 6,5% positivo em relação ao volume de vendas e 14,3% positivo em relação às receitas das vendas acumuladas.

De acordo com a PMS, o setor teve retração nominal de 1,1% em setembro. O volume manteve-se estável e não se moveu em comparação com agosto. No comparativo com setembro de 2021, a alta é de 4,3%.

Os serviços formam o principal segmento do Produto Interno Bruto (PIB), com peso de cerca de 70%. O crescimento do setor consolida as previsões de bom desempenho da economia estadual.

Segundo o professor de Economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Mateus Abrita, o setor de serviços foi um dos que mais sofreu com a pandemia, e com essa retomada observada nas pesquisas se apresenta com muita importância na geração de emprego.

“Ele teve uma queda significativa. Ainda estamos observando uma melhora, por conta da retomada do turismo, bares e restaurantes, show e atividades culturais”.

Apesar de apresentar queda nos meses de julho e agosto, no acumulado de 12 meses o índice de receita nominal apresenta alta de 13,8% e o índice de volume sobe 6,1% em MS.

Segundo o doutor em Economia Michel Constantino, o setor de serviços foi o mais afetado na pandemia, mas retornou com muita força e agora está se acomodando.

Constantino aponta que o agregado mostra alto crescimento, e agora as reduções são resultado de acomodação em meses específicos.

“Ou seja, está voltando a se comportar conforme o mercado, subindo em alguns meses com mais força e reduzindo em outros meses de forma natural. É assim que as variáveis econômicas se comportam. A previsão é de que feche o ano de 2022 com um ótimo resultado agregado”.

EMPREGOS

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, de janeiro a setembro, o Estado gerou 43.222 empregos formais. Apenas o setor de serviços foi responsável por 40,71% das vagas abertas, ou seja, 17.596 postos de trabalho.  Somente no mês de setembro, foram geradas 1.161 novas vagas no segmento.

O economista Márcio Coutinho comenta que, como o setor tem hotelaria, restaurantes, telecomunicações, armazenagem, transportes, etc., acaba respondendo mais rápido pós-crise. “Se o País está em crescimento, esse setor contrata mais, e o inverso também é verdadeiro. Então, se tem retração econômica, diminuição do poder aquisitivo das pessoas, renda menor, o que vai acontecer? Um consumo menor, e consequentemente esse setor é o que mais é afetado”, explica.

Conforme o economista Fábio Nogueira, a alta da empregabilidade é um sinal de que a economia voltou a girar sem tantas amarras, como era visto durante a pandemia. “O crescimento do emprego tem relação com a alta do desemprego nos períodos anteriores, uma adequação do mercado”, declara.

O mestre em Economia Eugênio Pavão concorda e diz que a economia cresceu à medida que a sociedade voltou ao trabalho e a demanda aumentou. “Como a consequência principalmente do retorno da população às atividades do dia a dia. Ou seja, o crescimento baseado em serviços e também no retorno da indústria”, analisa.

EMPRESAS

Conforme noticiado pelo Correio do Estado na edição do dia 8 deste mês, de janeiro a outubro deste ano, foram abertos 8.265 CNPJs, o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2000. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).

 

A previsão é de que 2022 se encerre com um ótimo resultado agregado. No período de janeiro a outubro, o setor de serviços foi responsável por 68% dos empreendimentos abertos no Estado, ou 5.627 dos 8.265.

Segundo o diretor-presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, a característica de MS sempre foi ter um número maior de empresas de serviços.

 

“São 68% das empresas abertas neste período, o que está um pouco acima da média este ano, que fica entre 63%,no máximo 65%. Então, a gente vê que até este mês o setor de serviços sobrepujou os demais setores”, explica.

Conforme o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Adelaido Vila, o varejo foi muito fortalecido em 2022.  “Nacionalmente, superamos as médias. Ainda estamos no início de novembro e temos três datas importantes para o restante do ano. Black Friday no dia 25 de novembro, a Copa do Mundo e o Natal”, frisa.

Ele acredita que isso deve desencadear aspectos positivos para a economia no curto prazo. “Um [maior] volume de negócios, uma geração de empregos temporários e a retomada de empregos fixos. Apesar de termos visto alguns números negativos no cenário nacional, Campo Grande apresenta uma retomada interessante”, avalia.

NACIONAL

O volume de serviços cresceu 0,9% na passagem de agosto para setembro, quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%. Com isso, o setor se encontra 11,8% acima de fevereiro de 2020 e alcançou o patamar mais elevado da série histórica iniciada em 2011, superando novembro de 2014.

Em relação a setembro de 2021, o volume de serviços avançou 9,7%, décima nona taxa positiva consecutiva.

No acumulado do ano, o volume de serviços subiu 8,6% ante igual período de 2021. O acumulado nos últimos 12 meses passou de 9% em agosto para 8,9% em setembro, mantendo a trajetória descendente iniciada em abril de 2022 (12,8%).

O volume de transporte de passageiros no Brasil foi um dos segmentos que mais apresentou expansão, de1,6%, ante o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após ter recuado 0,5% em agosto. O segmento encontra-se 1,6% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

 

 

Total
0
Shares
Previous Post

Humanidade dará “primeiro passo” para retorno à Lua

Next Post

Brisa e Chiara ficam frente a frente em Travessia

Related Posts
Total
0
Share