Em Brasília, ministra Cristiane Britto participa de iniciativa para fortalecimento da independência financeira de mulheres

Uma iniciativa da Caixa Econômica Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançada nesta segunda-feira (17), em Brasília (DF), vai impulsionar o empreendedorismo feminino. O evento contou com a participação da gestora do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, abrindo parceria com o objetivo de orientar, capacitar, formalizar e dar crédito para mulheres empreendedoras em todo o País.

Com atendimento personalizado, a nova proposta vai apoiar as empreendedoras em todas as fases do negócio com ações diferenciadas, tanto para mulheres que ainda não empreendem quanto para aquelas que querem se consolidar no mercado. Assim, o objetivo principal do programa é formalizar o trabalho das microempreendedoras individuais.

“O lançamento de hoje é muito grandioso no ponto de vista dos direitos humanos. Não é simplesmente falar sobre mulher empreendedora, é falar sobre liberdade de escolha, prevenção a todos os tipos de violência no ambiente familiar e sobre cuidado em relação às crianças brasileiras”, pontua a ministra.

A dependência financeira é responsável pelo alto número de mulheres vítimas de feminicídio. Nesse sentido, Cristiane destacou projetos criados para fortalecer a rede de proteção à mulher e ajudá-las a empreender. “No Ministério, trabalhamos com um dado: mais de 45% das famílias brasileiras são chefiadas por nós, mulheres. Então, quando proporcionamos autonomia econômica, fazemos com que essa mulher volte a sonhar. Quando falamos do Caixa para Elas, do Salve uma Mulher e do Qualifica Mulher, por exemplo, falamos da união de esforços para protegê-la e reforçamos o compromisso com todas as mulheres. Se a mulher depende financeiramente do agressor, dificilmente ela consegue sair do ciclo da violência”, conclui a gestora.

Possibilidade de sair da informalidade

Segundo pesquisa do Sebrae, citada durante o evento pela presidente da Caixa, Daniella Marques, há cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, de um universo de 52 milhões de empreendedoras. “Parte delas não tem CNPJ. Por meio do Programa, a Caixa vai conceder uma linha de crédito específica para as mulheres que fizerem o cadastro como Microempreendedoras Individuais (MEI) e um curso online concedido pelo Sebrae. Após essas duas etapas, o empréstimo já poderá ser liberado”, explica.

A expectativa, informa Daniella, é que até R$ 1 bilhão com tíquete médio de R$ 1 mil sejam liberados nessa linha de crédito. Para essa primeira etapa, o empréstimo poderá ser solicitado até dia 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo.

Capacitar para empreender

As capacitações fazem parte do ciclo de benefícios oferecido pela Caixa. O diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles, comemora a parceria. “Nossas pesquisas dizem que a mulher trabalha de duas a três horas por dia a mais do que os homens. Por isso, estamos investindo na formalização, na capacitação, no crédito e no acolhimento de ideias. Estamos aqui à disposição das empreendedoras e felizes em poder contribuir para  realizar sonhos”, afirmou.

Além da Ministra Cristiane Britto, o evento também contou com a presença da secretária nacional de Políticas para as Mulheres do MMFDH, Ana Muñoz dos Reis. Em apoio à parceria, também participaram do lançamento o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o ministro do Turismo, Carlos Brito; o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; a representante das Embaixadoras do Caixa para Elas, Roseanny Menezes, e a cliente empreendedora, Drica do Acarajé.

Conheça a iniciativa

Total
0
Shares
Previous Post

Governo adia novamente repasse de subsídio para o transporte

Next Post

Ministro faz novo apelo para vacinação de crianças contra a pólio

Related Posts
Total
0
Share