CidadesDestaquesFixoNotícias

Em discurso no Fórum da Bioceânica, prefeita de Jardim destaca as potencialidades de MS

Assessoria

Falando em nome da delegação de Mato Grosso do Sul que participa do 2º Fórum Internacional da Rota Bioceânica, formada por onze prefeitos, a chefe do Executivo de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher, destacou durante plenária de governadores do Chile e representantes do Brasil, Paraguai e Argentina a forte vocação do Estado para o agronegócio e o turismo e os benefícios que o corredor propiciará para o desenvolvimento de todos os municípios.

“Esses dias que estamos aqui, na qual fizemos o trajeto de carro desde Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, conhecendo o Corredor Bioceânico, vimos a realidade, personifica aquilo que estamos sonhando através de planejamento e acordos realizados em fóruns como este”, disse a prefeita. “Gostaria de ressalvar a importância dos países que ligam o corredor, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, que quebram barreiras e cruzam fronteiras.”

O fórum realizado em Antofagasta, Norte do Chile, desde o dia 21, dando sequência às discussões do primeiro encontro, em maio deste ano, em Campo Grande, será encerrado nesta quinta-feira (24). A delegação sul-mato-grossense tem sido saudada por todos os países, principalmente pela iniciativa de percorrer a rota de carro, e o último dia contará com discursos dos prefeitos Valdir Jr (Nioaque) e Nelson Cintra (Porto Murtinho).

Liberdade econômica – A plenária contou com a presença de vários governadores chilenos, dentre os quais Ricardo Diaz Cortez (Antofagasta) e de Mauli (Cristina Bravo) e os alcaides Maurício Soria (Iquique) e Marcelino Carvajal (Mejillones). Durante a cerimônia foi prestada uma homenagem ao ex-prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, que faleceu na quarta-feira. O murtinhense foi um dos primeiros fronteiriços a defender a abertura de uma rota ao Pacífico pela sua cidade.

Ao representar a delegação de Mato Grosso do Sul, a prefeita Clediane Areco agradeceu a acolhida dos irmãos paraguaios, argentinos e chilenos, durante a viagem a Antofagasta, e disse que se sente honrada em participar de um projeto da relevância da Bioceânica com aspectos de muita importância para o Estado e Jardim, “que tem um enorme potencial de desenvolvimento turístico e econômico, principalmente no agronegócio”.

“A Bioceânica carrega uma grande oportunidade de crescimento para o nosso Estado, que está investindo na infraestrutura dos polos de produção agropecuária e industrial para integrar-se ao corredor. Cada lugar que passamos, aproximadamente 2.000  km, demonstra uma engrenagem para o bom funcionamento deste projeto que vai abrir uma logística eficaz para a liberdade econômica de nossos produtos e riquezas para grandes centros do mercado nacional e mundial”, frisou.

Encontro com governador

A prefeita concluiu sua fala ressalvando o compromisso histórico dos países em viabilizar o corredor, quebrando barreiras e cruzando fronteiras que vão se integrar no comércio, no turismo e na cultura. “Vimos ponte sendo construída e pavimentação em andamento, dando forma ao corredor que vai quebrar limites e tirar municípios do isolamento. Com a união de todos vamos alcançar êxito nesse grande sonho, que está se tornando em realidade”, completou.

Reunião com o governador de Antofagasta, Ricardo Diaz Cortez

A comitiva sul-mato-grossense foi recebido pelo governador regional de Antofagasta, Ricardo Diaz Cortez, oportunidade em que o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, comentou sua preocupação com os embaraços aduaneiros que ainda desafiam o corredor ao citar a demora no atendimento nas aduanas da Argentina e do Chile. Na ocasião, os prefeitos foram saudados pela governadora de Mauli, Cristina Bravo, e o prefeito de Mejillones, Marcelino Carvajal.

Participam da comitiva os prefeitos de Bonito, Josmail Rodrigues; Jean Sérgio Fogaça, de Douradina; Marcos Antônio Paco, de Itaporã; Marcos Benedetti, de Vicentina; Alexandrino Garcia, de Aral Moreira; José Fernando Santos, de Selvíria; Vanda Cristina Camilo, de Sidrolândia; Enelto Ramos da Silva, de Sonora; Clediane Areco Matzenbacher, de Jardim; e Valdir Couto Junior, de Nioaque e presidente da Assomasul; e Nelson Cintra, de Porto Murtinho.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo