Exército abre novo inquérito em Dourados para investigar morte em treinamento militar

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados anunciou nesta quinta-feira (9) a abertura de um novo inquérito para investigar os eventos que levaram à morte de um soldado durante um treinamento militar. O inquérito anteriormente instaurado no regimento de Bela Vista será cancelado para dar lugar a essa nova investigação.

O General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante da brigada, juntamente com o tenente coronel Hélio Ricardo Bezerra Sampaio, chefe do Estado Maior, e o major Ricardo Ribeiro de Mello, porta-voz da comunicação da Brigada, informaram sobre a assistência prestada aos familiares de Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, que foi a vítima fatal do treinamento.

O treinamento, realizado em abril, contou com a participação de 170 recrutas e 39 instrutores. No entanto, cerca de 90 participantes apresentaram problemas de saúde, incluindo Vinícius, dos quais 28 precisaram ser internados, 26 foram levados para unidades dentro do quartel de Bela Vista ou encaminhados para o Hospital Militar de Campo Grande, e outros buscaram atendimento em diferentes unidades de saúde.

Diante da gravidade da situação, onde 43% da equipe precisou de atendimento médico, o comandante Prisco reforçou a importância do novo inquérito para investigar se houve excessos ou abusos durante o treinamento. Ele afirmou: “Todos esses procedimentos são para garantir que quem for testemunha tenha tranquilidade para falar o que quiser falar. Que as mães e pais também tenham tranquilidade e confiem no comprometimento da nossa instituição que é muito séria e está mobilizada para compreender tudo o que aconteceu e tomar providências cabíveis”.

O inquérito terá a duração de 40 dias e, após a conclusão, serão tomadas as devidas providências de acordo com os resultados. Em casos de comprovação de abusos, os instrutores envolvidos podem enfrentar desde advertências até prisões, dependendo da gravidade das condutas identificadas.

 

Redacao Gdsnews

 

Fonte/G1MS

Total
0
Shares
Previous Post

Força Aérea Brasileira resgata mais de 2 mil pessoas ilhadas no Rio Grande do Sul

Next Post

Polícia desvenda rede de comunicação de detentos em Campo Grande após atentado com adolescentes mortos

Related Posts
Total
0
Share