AquárioFixoMato Grosso do Sul

Governo do Estado diz que, Aquário do Pantanal tem previsão de entrega dia 31 de março

O governo de Mato Grosso do Sul prevê entregar o Aquário do Pantanal no dia 31 de março. A gestão do empreendimento será feita pelo próprio Executivo, após a desistência amigável do contrato pelo Grupo Cataratas, que tinha a concessão no modelo de parceria público-privada (PPP).

Aquário do Pantanal tem previsão de entrega no dia 31 de março — Foto: Subcom/Divulgação

A empresa alegou que desistiu por decisão estratégica do seu conselho de administração e que o grupo vive um novo momento, com reposicionamento da sua estratégia de atuação.

Com aproximadamente 19 mil metros de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

Todo o circuito de reservatórios será preenchido através de cinco fontes de água: três poços internos, um poço da obra e um poço da concessionária de abastecimento de água de Campo Grande.

O Aquário do Pantanal recebe peixes desde janeiro deste ano. Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Depois de pronto, a estrutura servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros países. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.