Entretenimento

Gustavo Leão se torna chef nos EUA e revela prato para brasileiros matarem saudades de casa

Ator recorda trabalho em Paraíso Tropical e diz que até hoje é reconhecido por seu papel: ‘Filho da Gloria Pires’

Em Paraíso Tropical, exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, Gustavo Leão, 36, dá vida ao estudante Mateus, um rapaz criado apenas pela mãe, Lúcia (Gloria Pires), no Espírito Santo.

Quando completa 18 anos, o jovem decide conhecer o seu pai, Cássio (Marcello Antony), um chef de cozinha, dono de um famoso restaurante de comida brasileira em Copacabana, zona Sul do Rio.

Escrita pelo saudoso Gilberto Braga (1945-2021), a novela foi ao ar pela primeira vez em 2007. Na época, o ator estava com 20 anos e nem passava pela sua cabeça que a gastronomia se tornaria sua segunda profissão.

“Eu sempre gostei de gastronomia, mas confesso que quando comecei Paraíso Tropical nunca imaginei que eu me tornaria um chef de cozinha. Naquela época, eu ainda estava com a ideia de fazer filme em Hollywood. Tanto que, em 2009, eu fui para a Filadélfia estudar inglês já com a intenção de, quando eu ficasse um pouco mais velho, tocar a minha carreira lá fora. Esse era o meu pensamento em 2007”, disse em conversa com o gshow.

“Em 2015, as coisas mudaram, eu comecei a me apaixonar por culinária e a traçar o meu caminho para fora do Brasil. Foram dois anos de projeto para ter coragem e, no final de 2017, me mudar para o Canadá. Posteriormente, aqui para a Flórida”, acrescentou.

 

Food Truck do Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Food Truck do Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Ao se matricular em uma escola de gastronomia em outro país, para o ator a parte mais difícil foi deixar a família.

“Entrar no avião para sair do Brasil, deixar o país de origem e ir para um país desconhecido. Deixar o trabalho que era estável, eu tinha uma estabilidade financeira e de carreira, estava há 14 anos fazendo novelas, tinha contrato com a Record, não foi uma decisão fácil. Porém, a minha vida como a de todo mundo é movida a desafio e ir para fora do Brasil numa experiência diferente é o que me motivou e o que me motiva ainda”, pontuou.

Segundo Gustavo, todo dia ele descobre algo diferente e sua maior dificuldade é a adaptação devido à cultura completamente diferente. Já a ausência da família ainda é o que mais pesa.

“Porque a gente vai se adaptando com outro país, com a cultura e tudo o mais. Mas a saudade que dá das coisas, da nossa casa, da nossa família, essa daí a gente tem que aprender a lidar no dia a dia mesmo”, desabava.

Gustavo Leão vira chef de cozinha  — Foto: Reprodução/Instagram

Gustavo Leão vira chef de cozinha — Foto: Reprodução/Instagram

Iniciar um curso em uma área completamente diferente da que Gustavo Leão atuava não foi nada fácil. Embora ele já gostasse de culinária e de se aventurar na cozinha, lhe faltava técnica. E foi isso que buscou ao ingressar na North West Culinary Academy, em Vancouver, Canadá, em 2017.

De acordo com o ator, o início foi tão desafiador que ele precisou começar do zero. E sua maior dificuldade foi quando iniciaram as aulas de confeitaria, algo completamente novo para ele.

“Eu sempre gostei de fazer massas, mas pães, bolos, eu nunca tive habilidade, ou pensava que não tinha, e foi onde eu mais me apaixonei. Foi o curso que eu amei de paixão. Tanto que eu saí de lá fazendo vários doces e continuo até hoje. Final de ano, o doceiro em casa sou eu. [risos]”, fala com orgulho.

“E foi uma grande descoberta! O meu maior desafio se tornou meu maior aliado. Às vezes, tem uns desafios que a gente acha que são muito maiores, inalcançáveis, e a gente acaba tirando de letra”, avalia.

Além da confeitaria, Gustavo Leão tem trabalhado no preparo de pizzas. Proprietário de um Food Truck, o empresário está sempre envolvido com festivais e eventos na área da gastronomia.

Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Então, quando vai a um lugar que sabe estar cheio de brasileiros, faz questão de escolher sabores populares em nosso país. “Pizza de calabresa ou de frango com catupiry, porque eu sei que os brasileiros vão matar um pouquinho a saudade de casa”, revela.

“Geralmente dá certo! Quando eles olham o menu e tem pizza, por exemplo, meu Deus do céu, eles ficam malucos. Assim, a gente consegue através da pizza, também, fazer as pessoas matarem um pouquinho da saudade de casa”, vibra.

Atualmente, para matar as saudades de Gustavo Leão na TV basta reverlParaíso Tropica”, exibida no Vale a Pena ver de Novo, nas tardes da Globo, ou na íntegra, disponível pelo Globoplay.

Gustavo Leão e Pamella Oliveira — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Gustavo Leão e Pamella Oliveira — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Questionado se tem revisto a novela, o marido de Pamella Oliveira confessa que nem sempre isso é possível e justifica. Pai de dois filhos, Sophie de 1 ano e 10 meses, e Matteo, de 2 meses, o ator e empresário alega que a vida anda bem corrida.

Porém, sempre que lhe sobra um tempinho ele dá uma espiadinha e sente saudades do que viveu naquela época. “Primeiro porque eu me vejo há 17, 20, anos, e percebo como que a gente evoluiu”, dispara.

Segundo porque Gustavo se lembra com carinho dos bastidores das gravações. O ator conta que a primeira cena que fez foi ao lado de Gloria Pires no dia do seu aniversário, 29 de março.

“Quando acabou a última cena, a gente fechou o estúdio, apagaram as luzes, eu achei que tivesse acabado a energia, sei lá. [risos] E, aí, quando acendeu, a Gloria [Pires] veio com um bolo de aniversário e o estúdio inteiro começou a cantar parabéns para mim”, relatou.

Tony Ramos e Gloria Pires nos bastidores de Paraíso Tropical — Foto: Divulgação/TV Globo

Tony Ramos e Gloria Pires nos bastidores de Paraíso Tropical — Foto: Divulgação/TV Globo

“Foi uma novela muito legal! Fiz amigos que tenho até hoje. Paulinho Vilhena, que a gente era meio rival na trama, mas de lá em diante ficou muito amigo… Rodrigo Veronese, nossa… É, dá saudade, né?”, desabafa.

O ator ainda teve o privilégio de cair em um núcleo onde só tinham “pratas da casa”, os maiores do Brasil, como ele mesmo se referiu. Gustavo não só admite que levou essa experiência para outros trabalhos como, também, elogiou a humildade dos veteranos.

Segundo ele, a experiência serviu para trabalhos que vieram depois. “Principalmente o Tony Ramos e a Gloria Pires, que eu tive muito contato. O sr. Reginaldo [Faria] também. Eles são gigantes!”, expressou.

Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Gustavo Leão — Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

“A forma que eles me trataram, como eles conduziam a cena comigo, o carinho, o cuidado, sempre tentando me colocar para cima, me ajudar. Depois que eu comecei a ficar um pouco mais experiente, eles nunca saíram da minha cabeça. Sempre que eu via uma pessoa que estava começando, eu sempre tentava ajudar como eu aprendi com eles. Eu levo isso para vida até hoje”, garante.

 

Gustavo Leão concluiu a conversa afirmado que sempre é reconhecido nas ruas e contando uma situação engraçada que aconteceu com ele recentemente, assim que Paraíso Tropical voltou a ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo.

“Uma senhora passou, ficou me olhando, aí ela voltou, me olhou de novo… Eu perguntei se podia ajudá-la e ela falou assim: ‘Na verdade, eu só tenho uma dúvida. É você aquele menino que fazia o filho da Gloria Pires?’. Sou eu, sim. ‘Meu Deus, do céu! Eu não acredito! Posso fazer uma foto com você?’, finalizou.

Fonte: Gshow

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo