Hemosul promove dia ‘D’ de doação de sangue para atender demanda crítica

0

Neste sábado (27), o Hemosul, em parceria com a TV Morena, realiza o dia “D” de doação de sangue para enfrentar uma demanda crítica, especialmente nas tipagens O+ e O-, que estão em situação de emergência, com estoques entre 21% e 17%, respectivamente.

A iniciativa visa incentivar a solidariedade e destacar a importância vital da doação de sangue para salvar vidas. Mayara Franceschi, gerente de relações públicas do Hemosul, ressalta que uma única doação pode contribuir para salvar até 4 vidas e auxiliar em cirurgias, acidentes e casos graves de dengue.

“O sangue doado pode ser utilizado em diversas situações, desde cirurgias de grande porte até casos de hemorragia causados por acidentes ou doenças como a dengue”, explica Mayara.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 300 doadores participaram da campanha ao longo da semana anterior, registrando um recorde para o Hemosul. A iniciativa conta com mais de 80 pontos de coleta distribuídos por 12 estados brasileiros.

Critérios para a doação de sangue:

– Documentação: Apresentação de documento oficial com foto, como RG ou CNH.
– Idade: Doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados ou apresentar documento de emancipação. A primeira doação só pode ser feita até os 60 anos.
– Peso: Peso mínimo de 51 kg para doação.
– Intervalo de doação: Homens podem doar até 4 vezes ao ano com intervalo mínimo de 2 meses; mulheres até 3 vezes ao ano com intervalo mínimo de 3 meses.

A participação nessa campanha é uma oportunidade crucial para contribuir com a saúde e salvar vidas em um momento de necessidade urgente.

 

 

Redação Gdsnews

Fonte/G1MS

Foto/Hemosul