Hospitais usam médicos e enfermeiros curados de Covid-19 para procedimentos com maior risco de infecção

Cada vez mais pacientes que chegam a hospitais de São Paulo para se tratar da covid-19 têm sido atendidos por ao menos um profissional de saúde que já pegou a doença e se curou.

O fenômeno se explica pelo grande número de trabalhadores infectados na categoria e por procedimentos adotados por alguns hospitais, que têm recorrido prioritariamente a funcionários curados para atender pacientes com covid-19.

A BBC News Brasil entrevistou dois médicos e dois enfermeiros recém-recuperados que já voltaram ao trabalho. Dois deles tiveram quadros graves e foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (leia os depoimentos abaixo).

Ainda não há estudos conclusivos sobre a possibilidade de reinfecção por covid-19, e todos os profissionais entrevistados disseram ter mantido ou até ampliado as medidas de proteção para não correr o risco de voltar a adoecer, além de preservar a saúde de colegas e pacientes.

Porém, especialistas apontam que, caso o novo coronavírus se comporte como outros vírus semelhantes, é provável que pacientes curados adquiram algum grau de imunidade e que, mesmo que voltem a se infectar, a doença tenda a se manifestar de forma mais branda.

Em 21 de abril, o repórter de ciência do jornal The New York Times Donald McNeil disse no podcast The Daily que vários médicos curados da covid-19 nos EUA têm sido destacados para realizar procedimentos com maior risco de infecção, como a entubação de pacientes.

Segundo os relatos dos médicos e enfermeiros brasileiros entrevistados, essas práticas também começam a ser adotadas por aqui.

Nos depoimentos a seguir, os profissionais de saúde falam sobre suas angústias no período de convalescença, o retorno às atividades e como ter enfrentado a doença os ajuda a lidar com pacientes.

Total
0
Shares
Previous Post

Lilia Cabral revela que voltou a praticar um hábito antigo: “Jeito de demonstrar sentimentos”

Next Post

Prefeitura de Aquidauana: Véspera de Dia das Mães, comércios e lanchonetes poderão estender horário de funcionamento

Related Posts