Inédito em Mato Grosso do Sul, ‘1º Simulado de Evacuação’ do Hospital Cassems de Campo Grande mobiliza várias instituições

Foto: Messias Ferreira

Gustavo de Deus

A tarde do último sábado (12) foi de treinamento nas dependências do Hospital Cassems de Campo Grande. As equipes do hospital, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Hospital Unimed, realizaram o “1º Simulado de Evacuação de Hospital em Situação de Incêndio com Múltiplas Vítimas”. O evento, que é inédito no estado, teve a iniciativa do setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da Unidade Hospitalar.

O treinamento aconteceu em todos os andares do hospital e teve apoio de várias viaturas do Corpo de Bombeiros, incluindo uma escada magirus, e simulou uma situação real de evacuação. Para o diretor Administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, o simulado é de grande valia e destaca-se pelo pioneirismo.

“Este evento trata-se de uma evacuação do hospital, simulando uma situação de emergência e pânico, onde a gente simula com o hospital em funcionamento, atendendo as vítimas desta situação de emergência, com o envolvimento de toda a equipe do hospital, principalmente os socorristas e brigadistas, simulando, de fato, uma situação real. Esta é uma ação pioneira no estado de Mato Grosso do Sul, uma simulação inédita, que coloca a Cassems, mais uma vez, à frente quando se trata de oferecer ações como esta”, pontua Depieri.

O diretor também destaca a quantidade de profissionais da equipe hospitalar envolvidos no evento, bem como a importância de ações iguais a essas para o hospital. “Apesar de nossos socorristas e brigadistas terem uma grade anual de treinamentos que eles seguem, uma situação real é muito diferente. Então, a gente gabarita a nossa equipe para uma emergência de fato. O evento foi um sucesso, nós contamos com mais de 15 médicos, mais de 40 pacientes, simulando diversas situações, como pacientes psiquiátricos, paciente em procedimento cirúrgico, pacientes com diversos tipos de lesões. No total, foram mais de 70 participantes, distribuídos entre as equipes do hospital”, finaliza.

Sérgio Lopes da Costa, diretor da Fenix, empresa de consultoria em Segurança do Trabalho, explica que “o simulado faz parte de um programa integral que toda instituição tem que realizar. Inicialmente, nós formamos a equipe da brigada de incêndio e para checar a eficácia dessa equipe surgiu a necessidade de se elaborar este simulado que envolveu diversas instituições. A Cassems foi a primeira instituição a abrir as portas para este tipo de treinamento”.

Já o aspirante Viera, comandante do Corpo de Bombeiro de Mato Grosso do Sul, detalha como foi a ação da corporação no simulado.

“Este é um simulado inédito em Mato Grosso do Sul, com simulação de incêndio em edifício alto e incêndio em edificação de hospital. Tivemos 36 bombeiros envolvidos na ação e mais de 70 colaboradores do Hospital Cassems de Campo Grande, além de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, sendo duas de resgate, uma unidade avançada, uma viatura magirus e viaturas de apoio. O simulado foi muito bem realizado e foi bom para a gente testar nossa capacidade. O tempo de resposta foi dentro do esperado, o tempo de execução foi até melhor do que o esperado. A gente tem um parâmetro para ser seguido e conseguimos fazer de forma bem efetiva”, analisa Vieira.

 

Total
0
Shares
Previous Post

Comissão de Trânsito da OAB/MS realiza visita institucional ao DNIT

Next Post

Margaridas debatem impactos da violência contra mulheres rurais; 7ª Marcha das Margaridas começa nesta terça-feira em Brasília

Related Posts
Total
0
Share