Assembleia Legislativa do MS.Fixo

Matéria institui Política de Reeducação aos Autores de Violência Doméstica

De autoria do deputado Marçal Filho (PP), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 131/2022, que institui a Política Estadual de Reeducação Reflexiva dos Autores de Violência Doméstica e Familiar no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Considera-se autor de violência doméstica e familiar, conforme a Lei Federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, todo o agente que, por ação ou omissão, cause à mulher sofrimento ou violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, na unidade doméstica, sejam familiares ou qualquer relação íntima de afeto, independentemente de coabitação.

A Política tem o objetivo de instituição de grupos reflexivos ou de reeducação, que visem a conscientização dos autores de violência para a prevenção, o combate e a redução dos casos de reincidência de violência doméstica contra as mulheres. Conheça o texto do projeto na íntegra, clicando aqui.

“O trabalho nos centros de educação e de reabilitação para os autores de violência doméstica e familiar possibilita a reeducação dos homens e potencializará a diminuição dos índices da violência de gênero, com a reflexão dos conceitos acerca do patriarcalismo e machismo. A demanda existe, tem que ser trabalhada, as articulações são necessárias, o Estado tem de investir em políticas públicas para essa prevenção, fortalecer os grupos já existentes e promover de diversas formas a desconstrução desse ciclo”, traz a justificativa da matéria.

Agência ALEMS / redaçao

LV
the authorLV