Mato Grosso do Sul registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Embora deixe marcas, a varíola dos macacos não é considerada uma doença grave — Foto: REUTERS

A Secretária Estadual de Saúde (SES) informou, nesta terça-feira (31), que foi notificado o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Corumbá (MS) – cidade a 415 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a SES, trata-se de um adolescente, de 16 anos, residente em Porto Quijarro, na Bolívia. O jovem procurou atendimento médico no município, onde está internado e isolado.

Em nota, a secretaria informou que o adolescente esteve no dia 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, onde passou por uma consulta com médico neurologista. O paciente fez uso do medicamento carbamazepina e, desde então, relata que após quatro dias da troca de marca do remédio, começou a perceber lesões avermelhadas pelo corpo, espalhando pela boca e pela região genital.

Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilas e virilha, sendo esses sintomas da doença.

semelhantes e que mesmo a sala de espera do médico estando cheia, não havia ninguém com os sintomas citados. Neste mesmo dia, o paciente começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, havendo rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

O adolescente chegou em Corumbá, no dia 29 de maio, e passou por atendimento no Pronto Socorro ficando em isolamento. Na tarde de segunda-feira (30), a vítima foi internada na Santa Casa.

A Secretaria de Estado de Saúde destacou que foram solicitados diversos exames para prosseguimento à investigação do caso. E ressalta que é fundamental a realização de investigação clínica no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, dentre elas, varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancroide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso (poxvirus), reação alérgica (como a plantas).

Sintomas da doença

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central. Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são:

dores de cabeça

dores no corpo

nódulos linfáticos inchados

cansaço

erupções cutâneas nas mãos e pés.

Casos investigados

O Ministério da Saúde informou, nessa segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.

Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Dívida de R$ 20 provocou morte em Glória de Dourados

Next Post

Conselho ressalta fortalecimento do turismo com revitalização do Centro de Convenções

Related Posts
Total
0
Share