Mesmo proibido, populares ‘invadem’ parques e prefeitura de Dourados avalia reabertura

Mesmo fechados sob decreto municipal em vigor, os parques e praças públicas de Dourados seguem frequentados pela população em situação similar a ‘normalidade’ pré-pandemia. A proibição municipal acontece como medida preventiva à disseminação da Covid-19.

Portal Prefeitura de Dourados: Turista – O Que Visitar

No entanto, conforme constatado pela reportagem do Dourados News em três locais, não há qualquer impedimento ou fiscalização que impossibilite a presença de famílias, ciclistas e pedestres em geral. Esse cenário, inclusive, já é rotina há bastante tempo. A cidade possui mais de 35 parques e praças públicos.

Praça do Parque Alvorada é o mais novo espaço de lazer de Dourados -  Amambai Notícias

Na praça do Parque Alvorada, por exemplo, o portão principal estava aberto, como se não houvesse proibição em vigor, sendo que rotineiramente a entrada era fechada com cadeado. No local, famílias faziam uso do parque infantil e algumas pessoas caminhavam ou tomavam tereré.

O que fazer em Dourados MS? Como chegar, atrativos e dicas!

No BNH 2º Plano e também no Antenor Martins, dois dos principais parques da cidade, a situação era a mesma.

Parque dos Ipês, um dos cartões portais de Dourados, está recebendo uma ampla revitalização para tornar o espaço mais confortável para receber as centenas de pessoas que buscam o local diariamente para praticas esportivas, lazer e recreação. Chico Leite

Na tarde desta quarta-feira (07), várias pessoas chegavam em pequenos grupos levando crianças para um momento de lazer, cachorro para passear ou para usar as pistas de caminhada em atividade física ao ar livre.

Um ano fechados

Todos os parques públicos seguem fechados em Dourados há mais de um ano por determinação da prefeitura. No entanto, não é novidade que a regra está sendo burlada, conforme destacou o Dourados News em 27 de maio (confira aqui).

Portal Prefeitura de Dourados: Turista – O Que Visitar

O decreto municipal que manteve a proibição do uso de parques foi publicado no dia 1º deste mês e está em vigor até esta quinta-feira, dia 8.

A responsabilidade pela fiscalização pelo cumprimento das medidas restritivas é da Guarda Municipal.

Questionada sobre a presença da população nos parques e praças e também sobre a falta de fiscalização, a assessoria informou que a Guarda foi informada, mas que a esse trabalho acontece dentro das “possibilidades da prefeitura” e que “os fiscais circulam pela cidade e caso vejam uma irregularidade, tomam as medidas cabíveis, além do trabalho [de fiscalização] também depender de denúncias”.

Geraldo e André entregam praça e assinam convênios - Deputado Geraldo  Resende - Mato Grosso do Sul - MS

Sobre o portão aberto na Praça do Parque Alvorada, a assessoria respondeu que isso será verificado porque “provavelmente estouraram o cadeado para ter acesso”.

Além disso, a nota destaca que “é importante ressaltar que como a prefeitura não tem vigia para todos os prédios públicos, foram priorizadas as escolas e postos de saúde e por isso nem todas as praças tem alguém para cuidar”.

O prefeito Alan Guedes (PP) avalia a possibilidade de reabrir ‘oficialmente’ os espaços na nova publicação que será divulgada amanhã.

A prefeitura tem expedido decretos com validade de uma semana, a fim de monitorar gradativamente os índices da Covid-19 e reavaliar proibições ou flexibilizações. E essa questão dos parques, deve ser a única alteração no decreto atual.

 

Fonte PMD.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Agraer fornece 2 mil mudas para horta cultivada por internos da UNEI Dom Bosco

Next Post

Matador mandou sócio se trancar no banheiro antes de executar homem no Jardim Europa

Related Posts
Total
0
Share