Moradores afetados pela enchente em Imperatriz tentam retirar carros das casas alagadas

Moradores do loteamento Colina Park, em Imperatriz, tentam retirar carros e outros objetos das casas alagadas – Foto G1

O número de famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins, em Imperatriz, aumentou para 411, de acordo com a última atualização feita pela Prefeitura do município. Na segunda maior cidade do Maranhão, cerca de 1.531 pessoas foram impactadas pela cheia do rio e tiveram que deixar suas casas e, muitas delas, perderam móveis e outros objetos de valor por causa da água que invadiu as casas.

Em meio a enchente em Imperatriz, algumas pessoas tentam salvar alguns bens — Foto: Divulgação/CBMMA
Em meio a enchente em Imperatriz, algumas pessoas tentam salvar alguns bens — Foto: Divulgação/CBMMA

Em meio a situação de desespero, algumas pessoas tentam salvar alguns bens. No loteamento Colina Park, um dos locais mais afetados pela enchente do rio Tocantins, moradores improvisaram uma balsa de tambor para tentar retirar os carros das casas alagadas. Homens da Defesa Civil auxiliaram no trabalho.

A última medição feita no rio Tocantins apontou que o nível do rio está mais elevado, chegando a 10,75 m acima do marco zero. O aumento foi causado pela vazão da Hidrelétrica Estreito, que chegou a 18 mil metros cúbicos por segundo.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, há previsão de mais aumento da vazão, que pode elevar o nível do rio em cerca de 30 centímetros neste fim de semana.

Hidrelétrica de Estreito aumenta vazão devido ao excesso de água

Com a elevação do nível do rio, mais famílias ficaram desalojadas e desabrigadas neste sábado. Por causa do aumento no número de desabrigados, a quantidade de abrigos improvisados pela prefeitura também teve que aumentar, passando de 6 para 9.

Veja a lista de abrigos:

Escola Tiradentes
Igreja São Sebastião
Quadra Caema
Parque de Exposições
Escola Governador Acher
Igreja Nova Vida Bacuri
Igreja Cristo Salvador
Escola Frei Manoel Procópio
Igreja Assembleia de Deus da Vila Leandra
Em todo o Maranhão, a Defesa Civil Estadual já contabiliza cerca de 1361 famílias desabrigadas e desalojadas. E subiu para treze o número de municípios que já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Fortuna, São Luís Gonzaga, Parnarama, Buriti Bravo e São Roberto.

Nível do Rio Tocantins volta a subir em Imperatriz — Foto: Divulgação/CBMMA

Nível do Rio Tocantins volta a subir em Imperatriz — Foto: Divulgação/CBMMA

Segundo o Corpo de Bombeiros, mais 28 municípios do Maranhão já registraram prejuízos causados pelas chuvas intensas ou permanecem em alerta devido ao aumento do nível dos rios.

Em Mirador, cidade bastante afetada pela inundação do rio Itapecuru, equipes do Corpo de Bombeiros entregam cestas básicas, colchões, medicamentos e também transportam profissionais da saúde até os povoados isolados. No município, foram registradas 33 casas desabadas. Outras estruturas estão sendo vistoriadas pelos bombeiros.

Em Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do rio Mearim ultrapassou a cota de inundação. A Defesa Civil trabalha na operação de retirada das famílias dos locais afetados e ameaçados pelo avanço das águas, 80 famílias estão desalojadas. Para reforçar o trabalho da equipe de militares da 13ª CIBM, bombeiros foram mobilizadas para a região.

Em Imperatriz, o rio Tocantins segue em alta, e o Corpo de Bombeiros trabalha na operação de retirada das pessoas em locais de risco e no auxílio humanitário às famílias.

Em meio a enchente em Imperatriz, algumas pessoas tentam salvar alguns bens — Foto: Divulgação/CBMMA

Em meio a enchente em Imperatriz, algumas pessoas tentam salvar alguns bens — Foto: Divulgação/CBMMA

 

Fonte G1.
Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

The Best: Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

Next Post

The Best: Alexia Putellas é eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa

Related Posts
Total
0
Share