Mulher isolada em cruzeiro por conta da Covid-19 relata ‘lixo acumulado’ e ‘comida fria’

Passageiros do navio MSC Splendida, que confirmou o encerramento do cruzeiro após o surto de Covid-19 a bordo, reclamaram da falta de comunicação e das condições aos quais foram submetidos durante o isolamento nas cabines. Um vídeo obtido pelo g1 mostra com detalhes como foi a cabine e a rotina dos isolados (veja vídeo acima).
O navio MSC Splendida partiu do Porto de Santos no último domingo (26) para uma viagem de sete dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e retorno à Santos. Porém, na terça-feira (28), os passageiros foram impedidos de descer da embarcação em Balneário Camboriú. A decisão foi tomada pela Anvisa por conta dos casos de Covid-19 confirmados a bordo.

MSC Splendida com Réveillon presvisto no RJ retorna às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19 — Foto: Janaina Hohne/g1
MSC Splendida com Réveillon previsto no RJ retornou às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19 — Foto: Jornal A Tribuna

Com passageiros e tripulantes cumprindo isolamento nas cabines, a Anvisa realizou uma fiscalização na embarcação e exigiu que toda a tripulação fosse testada. Ao todo, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros positivos para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados.

O navio retornou às pressas ao Porto de Santos nesta quinta (30), dias antes do previsto, e, nesta sexta, confirmou a interrupção da operação da embarcação.

Em nota, a MSC Cruzeiros informou que devido ao impacto causado no roteiro programado, decidiu pelo cancelamento do cruzeiro atual e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro, além do reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.), proporcionalmente aos dias não utilizados.

Viagem frustrada
Leonardo Cardoso Zancan, de 29 anos, viajou com a esposa, mãe e irmã. Eles embarcaram no dia 26 e, no dia seguinte, houve a primeira testagem em massa dos passageiros, onde os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados. “Dizem que foram 14 tripulantes e cinco passageiros, mas acredito que tenha sido bem mais que isso”, comentou.

Na quarta-feira (29), todos da família foram isolados, já que a esposa de Leonardo também testou positivo. Eles foram separados em duas cabines. “Não podíamos pisar para fora da cabine, deixavam tudo na frente da porta e saíam correndo”, contou.

‘”Estava tudo fugindo de controle [quando os passageiros e tripulantes testaram positivo]. A gente conseguia enxergar todo mundo fugindo de controle, apreensivo, sem saber o que fazer”, conta Leonardo.

Passageira mostrou como ficou instalada em isolamento dentro de cabine de cruzeiro — Foto: g1 Santos
Passageira mostrou como ficou instalada em isolamento dentro de cabine de cruzeiro — Foto: g1 Santos

Eles foram desembarcados na última quinta-feira (30), seguindo protocolos da Anvisa, e cumprem isolamento em casa, em Praia Grande. A mãe dele, de 59 anos, e a irmã, de 16, continuaram isoladas na embarcação e só conseguiram sair do navio nesta sexta-feira (31), mesmo após testarem negativo para doença.

Um vídeo enviado pela mãe de Leonardo, que prefere não ter seu nome revelado, mostra a situação que os passageiros foram obrigados a enfrentar durante o período de isolamento dentro do cruzeiro (veja vídeo no início da matéria).

Nas imagens, a mulher reclama que o lixo não estava sendo recolhido e que precisava mantê-lo acumulado no banheiro. As toalhas não eram repostas e, também, a comida era entregue em pouca quantidade e em horários muito espaçados. “Só vem comida fria e, quando pedimos mais porque é pouco, não chega nunca”, reclamou a mulher.

Café da manhã simples foi servido às 7h; almoço só chegou depois de 13h para passageiros isolados — Foto: Arquivo pessoal

Café da manhã simples foi servido às 7h; almoço só chegou depois de 13h para passageiros isolados — Foto: Arquivo pessoal

Viagem anterior com Covid-19
Antes do roteiro de Réveillon, o MSC Splendida realizou uma viagem, que também partiu do Porto de Santos e chegou no dia 26 de dezembro no cais santista. A MSC disse que foram identificados casos positivos entre hóspedes e tripulantes antes da chegada do navio no dia 26 de dezembro, em Santos. Houve 15 casos positivos entre os hóspedes e cinco tripulantes também testaram positivo.

Segundo a MSC, imediatamente todos os 20 casos foram isolados em uma seção dedicada e separada do navio, longe de todas as operações de hóspedes e em cabines com varanda. Assim que o navio atracou em Santos, todos que estavam isolados, hóspedes e tripulação, desembarcaram do navio como parte do protocolo para quarentena em terra.

Ainda de acordo com a operadora, todos os casos eram assintomáticos e estavam com o ciclo de vacinação completa. Após o desembarque, o MSC Splendida passou por protocolo de desinfecção e posteriormente, foi autorizado a seguir viagem, partindo de Santos com destino a Porto Belo, conforme previsto.

Fonte G1.
Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Ricky tavares desabafa sobre relação com Bruna Marquezine

Next Post

Sarah Poncio assume namoro após separação de Jonathan Couto

Related Posts