FixoMato Grosso do Sul

Municípios em estado de emergência recebe auxílio financeiro do Governo do Estado

O Governo do Estado reconheceu, 19 municípios em emergência, devido a forte chuva dos últimos meses. Hoje (04), o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, participou no auditório da Governadoria da Solenidade de Assinatura de Autorização de Convênio, entre o estado e os municípios em “Situação de Emergência”, para aquisição de combustível para abastecimento de maquinários.

As cidades decretadas com emergência são:

Jardim;

Miranda;

Antônio João;

Rio Verde;

Água Clara;

Ponta Porã,

Nioaque;

Vicentina;

São Gabriel D’Oeste;

Bataguassu;

Bela Vista;

Amambai;

Corguinho;

Naviraí;

Juti;

Caracol;

Deodápolis;

Tacuru;

Paranhos.

A solenidade aconteceu às 14h, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios citados, do Governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário de estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, entre outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro e a senadora Tereza Cristina.

O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), com o intuito de acompanhar e reforçar as ações de mobilização nas cidades afetadas pelos estragos provocados pelas chuvas, sob coordenação da Defesa Civil.

No decreto ainda diz:

“Em decorrência do referido desastre ocorreram danos de média intensidade à infraestrutura dos citados municípios, tais como rodovias, estradas vicinais, bem como aos serviços essenciais à população, por exemplo, escoamento da safra agrícola, transporte escolar, dentre outros, que são necessárias obras de reconstrução para restabelecer a normalidade local desses municípios”.

O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, destaca que essa aquisição vai ajudar muito os municípios em emergência. “É bom destacarmos que a maioria desses municípios tem suas economias baseadas na agropecuária, com isso os estragos foram muitos, principalmente na safra agrícola”, afirma Valdir.

O presidente ainda agradece o compromisso com os municípios, do Governo do Estado, com a Assembleia Legislativa, e ainda comenta que o auxílio financeiro de combustível vai atender de uma forma bem ágil e eficiente as 19 cidades homologadas, principalmente nas áreas rurais, assentamentos, aldeias indígenas e quilombolas.

Já o governador, Eduardo Riedel, comenta sobre os prejuízos das fortes chuvas no mês de janeiro, fevereiro e março. “Quase todos os municípios sofreram com esse período de chuva. O Mato Grosso do Sul é um estado com muitas estradas vicinais, não pavimentadas em grande maioria e com esses dois meses de chuvas intensas, quase todos os dias, tivemos prejuízos acumulados, com dificuldades até para arrumar essas estradas.”

Após o período chuvoso, os municípios em decreto estão em ações intensas para recuperar os estragos ocasionados, e principalmente na reconstrução da infraestrutura local.

Com ajuda adquirida em combustível, as cidades citadas poderão colocar os maquinários diariamente para trabalhar, até recompor o prejuízo de cada local.

Outros municípios também estão em alerta de emergência, o governador ainda comentou que os trâmites que ocorrem na Defesa Civil para esses municípios entrarem em decreto de emergência já estão encaminhados.

FONTE: ASSOMASUL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo