BrasilDestaquesPrevisão do tempo

Neve pode voltar a cair hoje no RS e em Santa Catarina

A neve caiu intensamente em São Joaquim, no começo da noite de terça-feira

A neve caiu intensamente em São Joaquim, no começo da noite de terça-feira (Foto: Reprodução / Twitter MetSul / MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE )

O GLOBO

A neve caiu forte em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devido à passagem do ciclone Yakecan pela costa do sul do Brasil. Na noite dessa terça-feira, São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, teve precipitação moderada a forte de neve.

No Rio Grande do Sul, depois de uma manhã de terça-feira com chuva congelada em Soledade, a noite foi de neve em São José dos Ausentes.

Segundo o portal MetSul, há chance de voltar a nevar nesta quarta-feira, sobretudo na região do Planalto Sul Catarinense até o Centro-Sul do Paranã, no Planalto de Palmas.

No Rio Grande do Sul, a chance se concentra nos Campos de Cima da Serra, especialmente em cidades com cotas perto ou acima de 1000 metros, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Segundo o portal MetSul, o pior do ciclone Yakecan já passou por Porto Alegre.

Tempestade Yakecan varre o Rio Grande do Sul com ventos de até 85km/h
Tempestade Yakecan varre o Rio Grande do Sul com ventos de até 85km/h (Foto: Reprodução/Twitter)

Os fortes ventos provocados pela tempestade subtropical Yakecan já deixaram ao menos 226 mil pessoas sem luz no Rio Grande do Sul (incluindo na capital, Porto Alegre). As concessionárias de energia não dão previsão para o término dos consertos na rede elétrica, por conta das condições do tempo.

Na Serra Gaúcha, ventos de 85km/h causam prejuízos em várias cidades, com quedas de árvores e estradas sendo fechadas. No litoral norte do estado, em Tramandaí, a ventania destruiu o telhado de uma ala do Hospital Getúlio Vargas, obrigando a retirada dos pacientes do local.

Diversos municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, decidiram suspender as aulas em escolas e universidades nesta quarta-feira, quando existe a possibilidade de nevar, tanto no RS quanto em Santa Catarina. Com informações de Zero Hora e Instituto Nacional de Meteorologia.

Onda de frio pode destruir lavouras no Sul do país
Geada traz prejuízos à agricultores do Sul do país
Geada traz prejuízos à agricultores do Sul do país (Foto: Dirceu Portugal l Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia reforçou o aviso de atenção para as culturas que poderão ser prejudicadas pela geada, conforme já indicado pela Companhia Nacional de Abastecimento. A previsão de temperaturas baixas e ocorrência de geadas no centro sul do país poderão impactar os cultivos de milho e feijão da segunda safra, que se encontram em fases fenológicas sensíveis, além das hortaliças e das culturas perenes como o café, cana-de-açúcar e frutas.

Outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis às culturas. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade do vento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mapeou quais cidades do território gaúcho devem ser atingidatarina, devem ser afetadas pelo fenômeno climático. Entre elas, Florianópolis, São José, Itajaí e Pelotas. Todas seguem em alerta vermelho.

Vídeo de tornado na República Checa viraliza como se fosse no Chuí
Vídeo de tornado na República Checa viraliza como se fosse no Chuí (Foto: Reprodução)

O vídeo de um tornado destruindo árvores e casas que viralizou nas redes sociais nesta terça-feira foi incorretamente atribuído a Chuí, no Rio Grande do Sul. As imagens, na verdade, foram registras na República Checa, em 24 de junho de 2021, quando mais de cem pessoas ficaram feridas. A prefeitura de Chuí publicou no começo da tarde que reforça o alerta referente ao ciclone subtropical, que está chegando na região sul do Estado e que deve ganhar força na tarde dessa terça-feira, com rajadas de vento que podem ser entre 70-90 km/h em algumas localidades, além da previsão de chuva intensa em alguns pontos.

Porto Alegre já tem ventos de 70km/h em média, e Defesa Civil pede que população não saia de casa
Imagem de satélite mostra ciclone se aproximando de Região Metropolitana, no Rio Grande do Sul
Imagem de satélite mostra ciclone se aproximando de Região Metropolitana, no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução MetSul)

Os ventos começaram a se intensificar, a partir do meio da tarde de hoje, no sul do estado, na Região Metropolitana e no litoral do Rio Grande do Sul. Porto Alegre também sente os efeitos do ciclone Yakecan. Agora, os equipamentos de medição da Defesa Civil estadual já detectam ventos de em média 70km/h. A tendência é que à noite as rajadas atinjam velocidade entre 80km/h e 110km/h. A orientação, de acordo com o soldado Felipe Doyle, é que a população evite sair de casa e ficar em locais de risco para evitar acidentes com destelhamentos e quedas de árvores.

Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem do ciclone Yakecan em Punta del Este, no Uruguai. A tempestade causou a morte de um homem de 24 anos na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem de um ciclone subtropical em Punta del Este, Uruguai
Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem de um ciclone subtropical em Punta del Este, Uruguai (Foto: RICARDO FIGUEREDO/AFP)

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo