DestaquesMato Grosso do SulNotícias

Pagamento de taxas via PIX por empresas de transporte chega a 70% na Agems

Bruna Aquino

Cerca de 70% dos pagamentos recebidos atualmente pela Agems (Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul) são via PIX, ferramenta de pagamento eletrônico instantâneo. Esse número só é possível hoje graças à inovação da agência, que implantou o sistema há pouco mais de um ano, atingindo boa adesão entre as empresas.

Pioneira no país na adoção desse tipo de sistema para facilitar o recebimento de taxas e demais serviços das operadoras de transporte intermunicipal, Agems recebe por esse meio taxas de fiscalização, de cadastro e de vistoria, multas, licenças de fretamento e qualquer outra do sistema de transporte de passageiros.

O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, destaca a modernização dos sistemas como um dos principais fatores da modernização e digitalização dos serviços, algo que traz praticidade para o pagador dessas taxas.

“Nossa equipe trabalhou de forma ágil e competente para implantarmos esse sistema e em mais de um ano depois atingimos um grande índice de adeptos ao PIX. A Agems busca sempre inovar e facilitar o relacionamento, seja com as empresas, concessionárias, mas principalmente com os usuários desses serviços”, afirma.

Segundo o superintendente de Finanças da agência reguladora, Roberto Coelho, o órgão considera que a implementação do sistema é um sucesso. “Hoje serve de modelo para outros órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul”, frisa o superintendente.

Entenda como funciona

Para garantir a nova praticidade aos pagadores, a área de Tecnologia da Informação da Agems promoveu adequação no sistema e-financeiro, ferramenta que já tinha sido desenvolvida internamente, e a integração ao sistema financeiro do Banco do Brasil.

Assim, a ferramenta já conhecida e utilizada pelas empresas ficou adequada de forma simples para o uso do PIX, sem dificuldade para o pagador.

“Ao acessar o ambiente que já era utilizado normalmente para emissão de boletos, a empresa vai encontrar facilmente a opção do PIX, com a visualização de um QR Code e informação da chave eletrônica na tela “, explica o coordenador de TI, Manoel de Souza. Além disso, o QR Code também está presente nos boletos impressos.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo