Parceria entre Prefeitura municipal e corpo de Bombeiros garante treinamento adequado as equipes de parques e praças

Com a intenção de levar melhorias nos atendimentos dos parques e praças da cidade, a Prefeitura de Campo Grande  e o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso do Sul capacitaram nesta terça-feira (17), no Ginásio do Guanandizão, equipes que trabalham em diversos setores de manutenção e limpeza com o curso de Brigadista. A ação aconteceu por intermédio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

O curso, dividido em dois períodos teve como temáticas a abordagem de vítimas, exame primário e secundário, remoção, estado de choque, tipos de hemorragia, tipos de fratura na manhã e no período da tarde o tema será princípios de incêndio.

Para realizar a certificação, os funcionários precisam do atestado de brigada, documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros que certifica o estabelecimento. Aliado ao curso está ainda a certificação individual que os participantes recolhem assinaturas para validação do curso de brigadista, que podem ser usados tanto no município, estado ou iniciativa privada.

Para o diretor presidente da Funesp, Odair Serrano, o curso beneficia a população que frequenta os parques e praças. “Temos que estar preparados para qualquer eventualidade ou acidente e o curso tem esse objetivo. Vai treinar os colaboradores para melhor atendimento a população”.

“Com o curso se espera evitar que ocorra um mal maior. Em um evento que tem algum brigadista, uma pessoa que tem o conhecimento, além de ela dar um conforto para a vítima, ela vai evitar que aquele ocorrido se agrave. Com o conhecimento mínimo já vai facilitar a vida da pessoa sinistrada”, explicou Alessandro Barros dos Santos, primeiro sargento dos Bombeiros, que ministrou o curso para a equipe do Proinc (Programa de Inclusão Profissional).

Idevaldo Soares, que trabalha no serviço de limpeza do Centro Olímpico da Vila Nasser, participou do curso e elogiou a iniciativa. “Achei ótimo o curso. É bom aprender os primeiros socorros. Nunca tive problemas, mas é sempre bom estar preparado. Achei muito interessante no curso a mobilização da vítima e a conversa para acalmar”.

O agente de manutenção geral no Parque Ayrton Senna, Rubison Peres, disse que o curso vai ajudar no atendimento com eficiência. “Muito bom. É importante aprendermos bastante dos primeiros socorros principalmente, porque na minha região tem muita gente, crianças, idosos. Já passei por uma situação que tive que atender uma idosa que caiu, fiquei receoso de mexer, chamei o Serviço de Urgência. Por isso é importante. Com as técnicas podemos atender melhor a população em caso de acidente”.

PMCG/REDAÇÃO

Total
0
Shares
Previous Post

Moraes mantém prisão de 140 detidos por ataques golpistas e libera 60

Next Post

Belo fala sobre estreia como ator no papel de um policial e comenta apoio de Gracyanne Barbosa

Related Posts