EnergiaFixoMato Grosso do Sul

Energisa identificou 10 mil gatos no sistema de medição de energia no último ano em Mato Grosso do Sul

Segundo a concessionária, em valores, os desvios representaram cerca de R$ 35 milhões em prejuízo aos cofres públicos

Em meio aos recentes casos de ligações clandestinas de energia, a Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, informou ao Correio do Estado que constatou irregularidades em 10 mil das 60 mil inspeções deste tipo realizadas no Estado ao longo do último ano.

Conforme a Energisa, em valores, os desvios, popularmente conhecidos como “gato”, representaram cerca de R$ 35 milhões de prejuízo aos cofres públicos.

Questionados sobre a diferença entre os ‘gatos’ em ligações clandestinas e as ligações na rede de energia, a concessionária frisou que “as irregularidades (gatos), são os casos que durante a inspeção da distribuidora foram constatadas alterações no sistema de medição com o objetivo de redução indevida do consumo”.

Já os casos de ligações clandestinas na rede de energia, referem-se a “comunidades irregulares (áreas de invasão, por exemplo), que se conectam a revelia no sistema de distribuição da concessionária”, destacou a Energisa.

Nesta sexta-feira (17), o Éden Lounge, conhecido bar de Campo Grande, foi autuado após equipe da 3ª Delegacia de Polícia Civil flagrar irregularidades na energia elétrica.

O flagrante ocorreu durante operação, que percorreu outras empresas da Capital, contra furtos de energia.

A delegada Jennifer Estevam de Araújo disse ao Correio do Estado que o proprietário do Éden alugou o imóvel e, desde a locação, não providenciou a ligação da energia junto à Energisa.

“Ele fez uma ligação direta. A partir do momento que ele fez a locação ele não foi na Energisa para ligar”, disse a delegada, afirmando que durante meses o lugar funcionou com o gato.

Segundo ela, a ligação direta coloca em risco funcionários e clientes, por chance de incêndio, por exemplo. No caso do Éden, a ligação ocorreu do poste direto para o empreendimento.

“Como tem quase três anos, vai ser feita uma análise específica. Agora que a gente apurou que [a irregularidade] é desde o contrato”, ressaltou. A operação foi desencadeada nesta sexta-feira (17) e segue também durante a próxima semana, com vários pontos suspeitos a serem fiscalizados.

Outros números

Na última sexta (10), a concessionária destacou que são 934 “gatos”, ligações clandestinas externas na rede de luz em 2022.

“O número é muito maior e nosso (Energisa) principal desafio é identificar onde estão esses ‘famosos gatos’ para atuar e evitar riscos de acidentes e até mortes”, destacou na ocasião o coordenador de Medição e Combate a Perdas, Alex Almeida Leite.

A concessionária alegou que apesar das ligações irregulares, a Energisa não registrou qualquer incidente envolvendo este tipo de ação ao longo de todo o último ano.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo