Campo GrandeCulturaFixo

Primavera dos Museus promove visibilidade a corpos marginalizados em Mato Grosso do Sul

Com o tema "Memórias e Democracia" pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas" o evento visa valorizar suas lutas em busca por direitos civis

A 17ª Edição da Primavera dos Museus ocorre de 18 a 24 de setembro com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O evento promove várias atrações simultâneas em Campo Grande, Corumbá e Costa Rica com atividades presenciais e virtuais.

A Primavera dos Museus é um evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cuja organização e coordenação ao nível estadual fica a cargo do Sistema Estadual de Museus de MS.

Segundo a Gerente de Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Senna, a proposta deste ano é colocar em pauta grupos marginalizados pela sociedade e que foram por anos invisibilizados nesses espaços.

“A Primavera dos Museus é sem dúvidas um evento de grande importância para o setor cultural, tanto em nível nacional quanto em nível estadual. Sempre com temáticas atuais e de relevância, nesta 17ª edição o IBRAM nos convida a tratar o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A temática busca tanto valorizar a memória dessa parcela da população quanto também demonstrar como suas lutas em busca de direitos civis, preservação de línguas, culturas, costumes, liberdade e dignidade se apresentam com relevância para a construção democrática de um país justo e igualitário”, explicou o coordenador do Sistema Estadual de Museus de MS, Douglas Alves da Silva

Vozes Marginalizadas

Durante as amostras a população terá a oportunidade de observar a luta por direitos civis, igualdade e respeito por meio das memórias da comunidade LGBTQAI+.

A ancestralidade dos povos originários também será contemplada, valorizando sua cultura, língua, resistência.

Pela mesma linha de luta e história de sangue derramado, a exibição contará a trajetória da comunidade quilombola, escravidão, violência e a luta por liberdade.

A iniciativa tem a parceria da Rede de Educadores de Museus de MS, Arquivo Público Estadual de MS, Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Corumbá),Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, Laboratório e Estudos Interdisciplinares da Antiguidade – ATRIVM, Memorial do Homem Pantaneiro (Corumbá), Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu de Arqueologia – MuArq/UFMS, Museu de Arte Contemporânea – MARCO, Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB/UCDB, Museu de História da Medicina de Mato Grosso do Sul Dr. Fauzi Adri, Museu Interativo Nelson Silva Soares (Costa Rica), Museu José Antônio Pereira (Campo Grande) e Pantaneura da Zona (Corumbá).

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo