DestaquesEducaçãoNotícias

Segundo dia do Enem 2021: como questões de pandemia podem ser abordadas em cada disciplina

Os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão no domingo (28) a segunda prova que compõe a avaliação. Os conteúdos serão matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Uma dúvida que muitos candidatos têm é se a pandemia de Covid-19 que assola o mundo há quase dois anos pode ser um dos assuntos presentes na prova.

Num primeiro momento, a resposta é não, já que o último pré-teste realizado no Banco Nacional de Itens (BNI), de onde são tiradas as questões que compõem a prova, foi feito bem antes da pandemia, em 2018, segundo representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No entanto, professores do Colégio e Curso AZ analisam que pode haver uma saída: a Covid em si não aparece na prova, mas outras epidemias e momentos históricos parecidos podem aparecer.

Biologia é a disciplina que melhor pode aproveitar conteúdo relacionados a vírus, mesmo não sendo o SARS-CoV-2, o causador da Covid-19. O professor Rafael Cafezeiro acredita que uma maneira de abordar o assunto é trabalhando mecanismo de ação da vacina e expressão gênica.

Pode ser difícil imaginar como a pandemia poderia ser abordada em matemática, mas o professor Thiago Galrão diz que é possível. Segundo ele, algumas possibilidades que podem ser trabalhadas no Enem são questões de razão, proporção, porcentagem, análise de dados relacionados à doenças.

O assunto também pode ser abordado em física, em questões que têm maior histórico de incidência no Enem, de acordo com o professor Vinicius Silveira. Ondulatória, muito associada à comunicação, transmissão de dados e a acústica, é uma delas

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo