DestaquesSEGURANÇA PÚBLICA

Sejusp anuncia medidas para cuidar da saúde mental dos Agentes de Segurança em MS

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do estado de Mato Grosso do Sul está lançando um conjunto de ações focadas na atenção à saúde mental e física dos servidores que atuam na segurança pública. A iniciativa surge em meio aos desafios enfrentados por policiais, bombeiros e demais agentes da área, que frequentemente lidam com altos níveis de estresse e riscos associados à profissão.

O secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, anunciou que a partir de julho deste ano, será lançado um “combo” de cuidados que abrangerá tanto a saúde mental quanto a saúde física desses profissionais. Essa iniciativa será coordenada pelo Centro de Atenção Biopsicossocial, um setor criado dentro da Sejusp em 2020, mas que ainda carecia de estrutura e serviços disponíveis.

Uma das medidas confirmadas é a instalação de um prédio em Campo Grande para coordenar e oferecer atendimentos de forma fixa. Além disso, a Sejusp planeja levar uma “carreta da saúde” para circular entre as principais cidades do interior do estado, proporcionando sessões com psicólogos e consultas para cuidados auditivos, dentários e oftalmológicos aos agentes de segurança.

O major da reserva Ivan Gibim Lacerda, coordenador do Centro Biopsicossocial, destacou que os profissionais da segurança enfrentam uma pressão significativa em comparação com outras ocupações e ressaltou a importância de cuidar da saúde integral desses servidores, especialmente da saúde psíquica.

A Associação dos Praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar (Aspra/MS) disse que tais medidas poderiam contribuir para evitar ou não agravar o adoecimento dos servidores. Enfatizou a importância de buscar soluções institucionais para minimizar os riscos de ocorrências trágicas.

Fonte/campograndenews

 

Redação Gdsnews