FixoMato Grosso do SulPolítica

Deputado Zeca do PT quer providências sobre uso indiscriminado de agrotóxicos em lavouras de Mato Grosso do Sul

Solicitação foi direcionada ao Imasul e a Semadesc

O deputado estadual Zeca do PT (foto) solicitou providências sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de Mato Grosso do Sul.

O pedido se deu por meio de um requerimento encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), no qual o deputado busca esclarecimentos sobre ações já em curso tanto na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

O documento apresentado pelo petista tem como base as reivindicações de agricultores familiares, produtores de tomate em Antônio João, apicultores de Guia Lopes da Laguna, bem como, sericultores de Glória de Dourados.

“Agricultores familiares dão conta de que a pulverização desenfreada de agrotóxicos, utilizados nas grandes lavouras, está trazendo consequências extremamente negativas à produção daqueles que trabalham em regime familiar”, destaca o deputado.

De acordo com o deputado, o uso dos produtos tem contaminado o cultivo do tomate realizado pelos pequenos produtores, o que gera “perdas inestimáveis”, disse.

Segundo Zeca, a ação atinge a produção e produz um efeito em cadeia na fonte de renda dos produtores. “(…) diminuição drástica da produção final e, conseqüentemente, de sua renda, algo que também ocorre com os apicultores dos assentamentos do Município de Guia Lopes da Laguna, que sofrem com o aumento da mortandade das abelhas, incorrendo nos mesmos problemas de trabalho e renda que sofrem os produtores citados anteriormente”, salientou no requerimento.

Em uma de suas justificativas, o deputado disse que o uso dos agrotóxicos atinge a saúde das pessoas da região.

“Atinge a agricultura familiar, bem como, na saúde da população que vive nos assentamentos, decorrente do uso indiscriminado da pulverização aérea de agrotóxicos em nas grandes lavouras do Estado de MS, que tem contaminado em larga escala a água dos rios utilizados pelos assentamentos, este último problema ocorrido em Sidrolândia”, finalizou.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo