Sistema trará ao Governo do Estado economia de 50% na compra de papel

Lançada nesta segunda-feira (24), a plataforma unificada de demandas internas e externas para tramitação de documentos e virtualização de processos da administração pública deve gerar economia de 50% em relação ao uso de papel do Governo do Estado.

“Este é o início de uma caminhada que está no conceito da sociedade atualmente, que é o digital. Todos nós estamos inseridos neste processo, por meio da comunicação, serviços em geral. O que aconteceu com os bancos, vai acontecer com os governos. Alguns estados avançaram mais do que nós, e vamos aproveitar o que os outros fizeram para a nossa realidade, trazendo resultado e eficiência”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

O governo estadual implementa a plataforma para eliminar o uso de papel, gerando economia aos cofres públicos e sustentabilidade ambiental.

“Estimamos economia de 50% relativo ao uso de papel. É uma ação de sustentabilidade, economia e eficiência que o sistema vai proporcionar. Sabemos que o processo de maturidade digital é gradativo, pode levar dez anos. Mas precisamos iniciar, e com a ajuda de todos que vão utilizar o sistema”, pontuou a titular da pasta, Ana Carolina Nardes.

A ação é alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, e realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Administração e a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).

“Criamos a Secretaria Executiva de Transformação Digital que vai auxiliar o Governo a desenvolver as plataformas de serviços e outras ações efetivas. Teremos mais eficiência e qualidade, em especial nos processos eletrônicos. Tirar o papel é uma das primeiras ações, e assim damos mais sustentabilidade, com rapidez e economia, e caminhamos para transformar o Estado em digital”, disse o titular da Segov, Pedro Arlei Caravina.

Na solenidade foi assinado o decreto de regulamentação que institui o Comitê Gestor do Processo Administrativo Eletrônico (Cogepae), responsável pela implantação do Sistema do Processo Administrativo Eletrônico nos órgãos da administração direta, Autárquica e fundacional do Executivo Estadual. Também foram apresentados o sistema, o cronograma do projeto e das capacitações dos servidores.

“Vamos capacitar todos os servidores para o uso do sistema. Além de possibilitar a tramitação em qualquer lugar, também poderá ser usado o aplicativo, com modelos de documento padrão”, explicou a secretária da SAD.

Ferramenta já é utilizada em outros estados

Para o Estado, a ferramenta significa um grande passo no ciclo de inovação e tecnologia, para garantir melhores resultados e modernização das operações governamentais.

Em março deste ano, uma comitiva formada pelos secretários Pedro Caravina, Ana Nardes e Hélio Peluffo (Infraestrutura e Logística) foram ao estado do Mato Grosso para conhecer processo de tramitação eletrônica.

Eles conheceram o SIGAdoc, ferramenta adotada em todo Executivo Mato-grossense, que visa eliminar o uso do papel, otimizar recursos e digitalizar processos na administração pública.

Em maio deste ano a SAD assinou o contrato de gestão que prevê entre as metas a implantação de modelo centralizado de compras, programa de modernização de gestão patrimonial e sistema de processo administrativo eletrônico.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

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