Campo GrandeFixoSaúde

Surto de doenças respiratórias congestionam hospitais públicos e particulares em Campo Grande

O aumento significativo de casos de doenças respiratórias está causando congestionamento nos hospitais públicos e nos particulares de Campo Grande. O tempo de espera para atendimento pode ultrapassar 5 horas, mesmo para pacientes com plano de saúde. Essa situação reflete o cenário já observado nas unidades de saúde públicas, onde a demanda triplicou nos últimos dias.

Em um hospital privado uma placa na entrada informava que o tempo médio de espera para atendimento pediátrico era de quase 5 horas.  No outro hospital o pronto atendimento pediátrico, a demora para passar pela triagem foi de cerca de 1 hora. A situação se repete no atendimento adulto, com aproximadamente 50 pessoas aguardando consulta médica.

Os quadros clínicos mais comuns observados nos pacientes são casos de síndromes respiratórias. Os médicos ressaltam que o aumento nos casos é uma realidade que se estende por toda a cidade, devido à sazonalidade do período de outono, quando tradicionalmente ocorre um aumento nas doenças respiratórias.

A oscilação de temperaturas, o clima mais frio e o tempo seco são fatores que contribuem para o aumento dessas doenças, especialmente entre as crianças.

Profissionais de saúde recomendam que a população mantenha o calendário vacinal em dia, especialmente a vacina contra a gripe, além de adotar medidas de higiene frequente das mãos e evitar locais com aglomeração para prevenir a propagação das doenças.

 

Fonte/Foto/midiamax

 

Redação Gdsnews