Campo GrandeFixoVetores

Em 2022, foram mais de 1 mil casos de acidentes com escorpião em Campo Grande

Nesta época do ano, com clima chuvoso e quente, é necessário redobrar os cuidados

O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento de animais peçonhentos, sendo o escorpião um dos mais comuns no ambiente urbano. Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no ano de 2022 foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões na Capital.

Esses números podem ser ainda maiores, considerando que ainda há relatórios que precisam ser concluídos referentes ao último ano.

É necessário que a população redobre os cuidados para minimizar os riscos de serem vítimas de acidentes com estes animais.

A médica veterinária da Coordenadoria de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Ana Paula Nogueira, explica que estes animais costumam se alojar no esgoto e encanamentos, mas também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, e entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

“Dessa forma, recomenda-se que ralos e pias estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos. Tomando esses cuidados, a gente diminui os riscos de acidentes com estes animais.”, esclarece.

A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Conforme a veterinária, caso os animais sejam encontrados na residência, o morador deve isolá-lo em um pote, sempre que possível e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: 67 3313-5000 e 2020-1796.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo