AlagamentosCampo GrandeFixo

Trator e caminhão da Prefeitura atolam em rua devastada pela chuva.

Caminhão com cascalho que tentou acessar o bairro Jardim Itatiaia precisou ser resgatado por trator da Prefeitura e ambos ficaram atolados na tarde desta terça-feira (16) na rua em que mais de 10 carros atolaram de ontem em Campo Grande

Um trator e um caminhão que trabalham a serviço da Prefeitura de Campo Grande, atolaram na Rua Conde de São Joaquim, que ficou intransitável em decorrência das fortes chuvas que caem desde o início da semana. Nos últimos quatro dias, o volume de chuva em Campo Grande chegou a 89,4 milímetros, o esperado para todo o mês de abril, e apenas nas últimas 24 horas, a chuva foi de 49 milímetros.

A reportagem apurou que o caminhão havia acabado de chegar no local para iniciar os trabalhos quando tentou acessar a rua de ré para espalhar o cascalho e acabou atolando.

O trator que iria espalhar o cascalho na via tentou rebocar o caminhão e terminou com uma das rodas completamente “engolida” pelo buraco.

Trator da Prefeitura de Campo Grande atola em buraco que gerou “caos” desde a chuva de ontem (16) (Crédito: CE.)

As máquinas estavam atuando na Rua Conde de Joaquim, no bairro Jardim Itatiaia, próximo à esquina com a Avenida Três Barras. Com isso o fluxo da rua ficou totalmente interrompido. O morador Roberto Pinheiro dos Santos, de 34 anos, informou que desde ontem, quando a chuva começou, iniciaram esforços para resgatar os carros que atolaram no buraco.

Segundo Roberto Pinheiro de ontem para hoje atolaram aproximadamente 10 veículos.

“Não é de agora isso que está acontecendo aqui. Sempre quando tem essas chuvas intensas começa a ter essas erosões e bastante carros [atolaram] aí. Eu tenho uma caminhonete que pego e dou um apoio para o pessoal, ontem mesmo tirei uma van e mais um carro. Durante a noite foi aumentando”, disse Roberto.

“Hoje de manhã a gente foi se virando, ajudei um rapaz que mexe com empresa de internet que atolou ali, mas assim já faz anos que estamos assim”.

O morador explicou que anteriormente esse buraco formava em frente à casa dele, foi quando contratou um vizinho do bairro que mexe com trator e investiu do próprio bolso R$ 2 mil para alugar a máquina em março e fazer uma queda para a água escoar do outro lado da via e não invadir a residência dele.

“Meu vizinho mexe com operação de máquinas, paguei para ele fazer [a manutenção] da rua várias vezes. Falei para ele deixar o caimento para o outro lado porque [antes disso] a água chegava até o portão de casa. Com isso deu uma melhorada só que corre muita água aqui”.

Como precisou levar a caminhonete na oficina ao utilizar outro veículo a única via viável de acesso a residência é a Rua dos Estudantes. No entanto, a via ficou completamente alagada e a força da água foi intensa ao ponto de arrancar o peito de aço do veículo.

Morador instala por conta própria paralelepípedos na Rua dos Estudantes (Crédito: CE.).

Inclusive o vizinho que passou a niveladora colocou por conta própria paralelepípedos na rua para evitar os buracos, ainda assim, quando chove a Rua dos Estudantes enche de água. Para Roberto, a solução urgente seria o asfalto.

“Precisa passar o asfalto, né? Essa situação é ruim até para a própria cidade, um bairro que está evoluindo tanto, isso aqui é um cartão postal da cidade. A Lagoa Itatiaia que está com a obra parada, quantos meses falaram que saiu a licitação e não teve iniciativa [do poder público] até agora”, lamentou Roberto.

Lagoa Itatiaia

A reportagem esteve no entorno da Lagoa Itatiaia e a situação não foi diferente. O comerciante, Abel Oliveira, proprietário do bar que leva o nome da Lagoa, registrou a situação da Rua Antônio Marquês, que ficou completamente alagada na noite anterior.

Nos últimos quatro dias, Campo Grande registrou a quantidade de chuva esperada para todo o mês de abril, com 89,4 mm observados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC). Desde o dia 1º, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já notificou 130,8 mm, número 46,3% superior à média histórica.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo