Trecho onde comboio da expedição brasileira atolou inicia obras de pavimentação no Paraguai.

0
O governo do Paraguai, em Assunção, assinou no dia 1º de abril, o contrato para o início da pavimentação do terceiro trecho (Rota PY15) – Foto Divulgação Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai.

Paraguai assinou o contrato para início da pavimentação do terceiro trecho da Rota Bioceânica, conhecido como Rota PY15, localizado entre Mariscal O governo do Estigarribia e Pozo Hondo (que faz fronteira com a Argentina) no Departamento de Boquerón (PY), com 227 quilômetros.

Neste trecho em questão, devido às condições climáticas, a 3° Expedição da RILA (Rota de Integração Latina-Americana) encontrou dificuldade, com vários veículos ficando atolados, em novembro de 2023.

As péssimas condições da estrada cancelaram a travessia do caminhão carregado com 13 mil toneladas de carne bovina oriunda de Mato Grosso do Sul que tinha como destino Indique no Chile. Além da avaliação, considerar inviável a passagem do caminhão ocorreram problemas com a documentação.

A promessa do início das obras de pavimentação no terceiro trecho estava prevista desde 2020. O governo do Paraguai, em Assunção, assinou no dia 1º de abril, o contrato para o início da pavimentação do terceiro trecho (Rota PY15).

Divulgação Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai

Além disso, o chefe interino da Unidade de Execução do Projeto Fonplata e engenheiro Alfredo Sánchez, adiantou que serão iniciadas obras dos lotes 1, 2, 3 que são especificamente o trecho 3, localizado no Departamento de Bóqueron, entre lEstigarribia e Pozo Hondo com extensão de 224,8km.

“Estamos realizando todo o trabalho necessário para reduzir ao máximo esses 6 meses, a fim de ter as máquinas nas pistas o mais rápido possível”, disse o engenheiro Alfredo Sánchez.

A chamada PY15 vai ligar as cidades de Mariscal José Félix Estigarribia, na região central do Paraguai, até Pozo Hondo, uma cidade na fronteira com a Argentina que até bem pouco nem mesmo energia elétrica tinha. Dali em diante já existem rodovias que permitem o acesso até os portos chilenos.

Trechos de pavimentação

Segundo o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, quatro contratos foram assinados em parço de 2023, sendo que as empresas tem o prazo de 6 meses para realizaro o projeto.

Entre as obras previstas estão a pavimentação, construção de postos de pedágio e pesagem, fiscalização, gestão e serviços ambientais.

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC), divulgou que a obra será realizada em três lotes pelas empresas: Consorcio del Pacífico, Consorcio Chaqueño del Norte, CDD Construcciones S.A.

Os recursos são do Fundo financeiro Para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) o custo da empreitada será de US$ 354,2 milhões, ou pouco mais de R$ 1,7 bilhão.

Divulgação Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai

O primeiro trecho no lado paraguaio vai de Carmelo Peralta (fronteira com MS) a Loma Plata. São 277 quilômetros e após investimento da ordem de 440 milhões de dólares, também liberados pelo Fonplata, já foram concluídos.

O segundo trecho da rota no Paraguai, que vai de Cruce Centinela a Mariscal Estigarribia, tem 102 quilômetros, mas só deve ser pavimentado depois do trecho três, ao custo US$ 110 milhões. Porém, nesta região já existem estradas asfaltadas que servem como ligação entre o primeiro e o terceiro trecho.

Ainda não há data exata para início destas obras, mas a previsão é de que os trabalhos terminem até 2027. Se isto se confirmar, vai coincidir com a conclusão da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho, que está com quase 45% das obras concluídas, e da construção do acesso a essa ponte.

Essa obra de acesso, que demandará investimento estimado em R$ 472 milhões, ainda nem começou e a estimativa é de que seja concluída somente no final de 2026 ou início do ano seguinte.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.