Uso da tecnologia reforça sistema de monitoramento e atendimento de ocorrências da PM em Corumbá

Com o uso da tecnologia, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá, vem aperfeiçoando um sistema de monitoramento que controla as viaturas e as ocorrências registradas no SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional).

Com cerca de 30 dias em operação no Batalhão, o sistema, denominado CADG, módulo do SIGO, consiste no monitoramento – por meio de um software – das viaturas policiais, indicando-as até a ocorrência, desde o recebimento da solicitação via 190, o despacho e empenho das guarnições operacionais, contando ainda com monitoramento em tempo real da localização das viaturas bem como o acompanhamento da ocorrência.

Força policial poderá ser utilizada para barrar fura fila de moradores de  outros municípios que queiram se vacinar em Corumbá – Município de Corumbá

“Todas as viaturas do 6º Batalhão receberam rastreadores e smartphones para uso no atendimento das ocorrências pelas guarnições policiais. Isso vai ajudar e melhor ainda, facilitar o trabalho da PM durante as ocorrências, ou seja, durante o atendimento, a equipe não precisará mais acionar via rádio a central para consulta, ela consegue acessar do próprio telefone. Com isso, temos uma melhor forma de atendimento e, com esse sistema, o 190 fica mais livre para atender o chamado de ocorrências”, disse ao Diário Corumbaense o tenente-coronel Elcio Almeida, comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar de Corumbá.

Foragido há 2 meses em MS, militar condenado por abusar da neta é preso  pela polícia com a ajuda de drone | Mato Grosso do Sul | G1

Comandante da PM também tem acesso ao monitoramento das viaturas

O comandante ainda frisou que com o sistema, a PM passa a ter informações tanto das viaturas nos atendimentos e também dos locais onde ocorrem. “Com isso, teremos uma ‘mancha criminal’ de locais, ou seja, demanda criminal de forma administrativa, criando mapa também de locais onde é necessária maior atenção para policiamento”, mencionou.

Carro com três rodas atinge 80 km/h durante perseguição em MS e motorista  foge, diz polícia | Mato Grosso do Sul | G1

Todo o efetivo em Corumbá foi capacitado para operar o sistema CADG e as viaturas do 6º Batalhão receberam smartphones para uso no atendimento das ocorrências pelas guarnições policiais.

“Atender a população em menor tempo possível, com mais qualidade e eficiência, essa é a meta. O efetivo recebeu capacitação, tivemos uma equipe que veio ministrar esse treinamento e fazer a implantação e acompanhou ‘in loco’ durante 30 dias. Esse sistema está em operação há dois anos em Corumbá, a evolução desse momento é à entrada do Batalhão no sistema também, já que o Ciops operava com ele nesse tempo. Com isso, o Batalhão vai interagir melhor com as necessidades do CIOPS, com o CADG, módulo do SIGO destinado a atender a Central de Comando e Controle”, explicou Raquel Rubaldo, que é diretora técnica da empresa que desenvolveu o SIGO.

Sistema conta ainda com outras tecnologias para o armazenamento de informações, diz Raquel Rubaldo

O CIOPS da Polícia Militar, localizado no 6º Batalhão da Polícia Militar, fica 24 horas por dia ligado no programa que aponta a posição precisa de cada viatura da PM e ao receber uma chamada, pode acionar a equipe mais próxima do local solicitado.

Tempo no atendimento

Os policiais militares, com ajuda do GPS, chegam mais rápido aos endereços indicados. Com apoio do telefone conectado a internet, os policiais podem, após a abordagem, imediatamente checar dados de pessoas e veículos no banco de dados do sistema de informação.

Os policiais também podem ter mais rapidez no registro das ocorrências no local, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade policial.

O trabalho ganhou reforço na última quinta-feira (21). A PM de Corumbá recebeu 70 celulares, dois notebooks, oito tablets, três monitores, 40 pendrives, 10 hds externos e três internos, e 23 pneus, da Alfândega da Receita Federal, resultado de apreensões feitas pela instituição e outros órgãos de fiscalização.

 

Fonte DC.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Motorista morre na BR-262 após carro sair da via, capotar e bater em árvores

Next Post

Família procura por homem que viajou a trabalho para o Pantanal de MS e desapareceu há mais de um mês

Related Posts
Total
0
Share