O trabalho “Engenharia de Software e Inclusão de Deficientes Visuais: Uma Proposta de Material Concreto 3-D para Modelagem de Sistemas de Informação”, desenvolvido pelos alunos Helder Gabriel da Silva Pereira, Maria Julia Menezes Lima, Nicolas Santos Floriano, Sara Caroline da Silva e Celio Ferreira de Souza Filho, tem como objetivo o desenvolvimento, aplicação e análise do potencial pedagógico de um material didático concreto 3-D para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de modelagem de casos de uso, classes e modelagem relacional de dados, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Esses conteúdos fazem parte da Engenharia de Software, disciplina que integra o currículo de cursos na área de Computação e que abrange uma grande quantidade de diagramas, difíceis de serem lidos por softwares de acessibilidade. Assim, os estudantes modelaram e imprimiram peças 3-D que representam os elementos destes três diagramas, buscando permitir maior aprendizado para estudantes com baixa visão ou deficiência visual total.
Os estudantes são bolsistas do PICTEC, que é o maior programa de iniciação científica da história de Mato Grosso do Sul. O PICTEC é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
De acordo com o coordenador do projeto do IFMS, professor Claudio Zarate Sanavria, o PICTEC demonstrou ser uma excelente iniciativa de fomento à iniciação científica para estudantes de nível médio em Mato Grosso do Sul.
“O PICTEC permite aos alunos experiências que talvez só fossem possíveis numa pós-graduação, como a participação e apresentação de trabalhos em congressos, por exemplo. Além disso, despertou nos estudantes o espírito científico e a vontade de trilhar ainda mais o percurso acadêmico numa futura graduação”, afirmou Claudio.
Antes da participação no Computer on the Beach, os estudantes já haviam sido premiados na 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), organizada pela USP e realizada no formato online no último mês de março. Na ocasião, dois trabalhos provenientes do projeto foram finalistas e um deles ficou em 4º lugar na categoria Ciências Humanas. (https://febrace.org.br/premiados-e-finalistas/edicao-2022/).
As inscrições da segunda edição do PICTEC estão abertas até o dia 20 de junho de 2022. Alunos e professores da rede pública de ensino de MS, que se interessem por pesquisa, ciência e tecnologia; podem concorrer a bolsas de 400 reais para os alunos (400 bolsas) e 800 reais para os professores/coordenadores dos projetos de pesquisa (100 bolsas). Acesse https://www.fundect.ms.gov.br/pictec/ e saiba mais.
Diogo Rondon, Fundect
Fotos: Divulgação