Destaques

Taxa de contágio da Covid-19 fica em 1% pelo 4º dia consecutivo em MS: ‘Desaceleração’, diz secretário de saúde

Geraldo Resende disse que a taxa de letalidade e a quantidade de testes no Lacen também recuaram.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reafirmou nesta segunda-feira (5) que o fato da taxa de contágio da Covid-19 permanecer em 1% em Mato Grosso do Sul, pelo quarto dia consecutivo, significa que a doença está em desaceleração e marchando para uma curva decrescente em relação ao número de casos.

Ele destacou que outros indicadores positivos reforçam essa percepção. Mesmo com mais 14 mortes confirmadas nesta segunda, a taxa de letalidade recuou de 1,9% para 1,8%. O total de óbitos desde o começo da pandemia chegou a 1.365.

Outro número positivo, conforme o secretário é a quantidade de testes no Lacen, em campo Grande. Apenas 574, uma das menores quantidades desde que começou o enfrentamento da doença. O total de testes aplicados no estado chegou a 276.817.

Resende também citou que com os 270 casos confirmados nesta segunda, apesar dos dados serem impactos pelo fim de semana quando alguns municípios não atualizam seus dados, a média móvel caiu para 524 casos por dia, nos últimos 7 dias.

O número total de casos chegou a 71.993.

O secretário alertou que apesar dessa desaceleração é preciso manter os cuidados e a prevenção, e lembrou que a doença ainda não foi vencida no estado.

Mato Grosso do Sul tem 4.533 casos ativos da doença. Em isolamento domiciliar estão 4.095 pessoas. Hospitalizadas estão 438, sendo 214 em leitos de terapia intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação de UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 48%.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo