AlagamentosCampo GrandeDestaques

Chuva causa alagamento de ruas e pane em semáforos na Capital.

Até às 11h desta segunda-feira (15), 17 milímetros de chuva foram registrados; previsão é de mais chuva para os próximos dias

A semana iniciou chuvosa em Campo Grande. A Capital amanheceu com céu nublado nesta segunda-feira (15), mas, a chuva só começou por volta das 8h45min e ainda permanece.

O temporal veio acompanhado de raios, ventos de 47 km/h, trovões e relâmpagos. A chuva causou alagamento de ruas, pane em semáforos, transbordamento de bueiros, enxurrada de barro no asfalto, enchimento de córregos e queda nas temperaturas. Não há informações sobre destelhamento de casas, queda de árvores e pane na rede de energia.

A reportagem percorreu ruas e avenidas das regiões Oeste, Sul e Central da Capital e notou que havia bueiros transbordando nas avenidas Calógeras, Zahran (sentido aeroporto) e Fábio Zahran (sentido bairro); semáforos estragados na avenida Ernesto Geisel, bairro Guanandi; enxurrada de barro que desceu do bairro Aquarius para a avenida Nasri Siufi e enchimento do córrego da Ernesto Geisel.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, 17 milímetros foram registrados até às 11h desta segunda-feira (15). A previsão do tempo para esta semana é de tempestade com chuva forte, raio, relâmpago, vento, trovoada e céu nublado em Mato Grosso do Sul.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Deyse Moraes, 60 milímetros estão previstos entre domingo (14) e quarta-feira (17). A partir de quinta-feira (18), as chuvas começam a diminuir.

As mínimas podem chegar aos 15ºC em alguns municípios. A umidade permanecerá entre 60% (tarde) e 95% (madrugada).

Nesta segunda-feira (15), o Inmet divulgou alerta amarelo (chuvas intensas – perigo potencial) e alerta laranja (chuvas intensas – perigo) para os 79 municípios de MS.

O alerta amarelo prevê de 20 a 30 milímetros de chuva por hora ou 50 milímetros por dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Já o alerta laranja previsão de 30 a 60 milímetros de chuva por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Os alertas vencem na manhã desta terça-feira (16) e podem ser renovados.

CUIDADOS

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

Em caso de chuva: usar guarda-chuvas; não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos

Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada

Em caso de granizo: tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo