Corguinho e Pedro Gomes estão entre os 100 melhores destinos responsáveis brsileiros

O portal de Boas Vindas a quem visita a Cidade de Zigurats _ Quatro Rodas

As cidades de Pedro Gomes e Corguinho, ambas localizadas na região Norte do Estado, estão incluídas entre as Top 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations.
O concurso seleciona uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram as lideranças mundiais do turismo responsável. 
O resultado foi divulgado no fim do mês de setembro pelo canal da instituição e teve pouca repercussão em nível de Estado, apesar da relevância que tem para o setor turístico estadual que é uma das áreas econômicas que mais crescem em Mato Grosso do Sul, fomentando a economia dos municípios e gerando postos de trabalho.O presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Araújo diz que o sucesso dos projetos é desfecho de um trabalho ainda em andamento do programa Del Turismo, iniciativa da entidade em parceria com o Senac MS, Fundação de Turismo MS e os municípios.”Com essa premiação, os municípios contemplados são inseridos no centro das atenções de várias instituições em uma escala global no quesito sustentabilidade, dando destaque também para o Estado de Mato Grosso do Sul”, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.O envolvimento dos empresários do trade turístico, do município e instituições privadas no levantamento das demandas e necessidades, olhando todo a cadeia produtiva do setor, “é um dos pontos fortes do programa que respeita as características e vocação turística de cada região”, diz o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.

A coordenadora do Del Turismo em MS e consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes, explica que estar entre os cem destinos sustentáveis é um importante passo para o Estado e, principalmente, para as cidades envolvidas, pois motiva o desenvolvimento.

“A própria plataforma, com os 30 critérios já estabelecidos, já é um check list para os municípios participantes saberem para onde têm que ir, o quanto precisam investir ao nível de projeto e ações para que eles possam caminhar em relação à sustentabilidade” afirma Camila Fernandes.

Veículos participantes do Rally dos Sertões sobem a Serra de Maracaju na região do Morro da Boa Sorte _Quatro Rodas

Corguinho-MS – O município de Corguinho vem recebendo cada vez mais turistas que se dirigem à região para contemplar a natureza preservada, especialmente na região do Morro da Boa Sorte onde estão localizados dois importantes cenários turísticos: a Comunidade Quilombola Furnas da Boa Sorte, área habitada e explorada racionalmente por descendentes de escravos, e a Cidade Zigurats, um empreendimento desenvolvido sob a chancela do Ecossistema Dakila criado pelo pesquisador Urandir Fernandes de Oliveira.

Cidade Zigurats e as moradias construídas a partir de uma planta padrão _ Quatro Rodas

A importância do Ecossistema Dakila e da Cidade Zigurats ficou clara no mês de setembro quando os participantes do Rally dos Sertões cortaram o cerrado da Serra de Maracaju passando pelo antigo Projeto Portal que hoje se tornou a Cidade Zigurats e ganhou uma ampla reportagem veiculada na Revista Quatro Rodas, edição da primeira semana de setembro.

Parada “obrigatória” dos participantes do rali para permitirem e contemplarem a passagem de “um mar de vacas” _ Quatro Rodas

“Ainda que a cidade das casas de telhado semiesférico deixe todos ansiosos, logo isso fica momentaneamente em segundo plano, pois a estrada de chão traz junto as paisagens de cinema. Após alguns minutos em trilhas rurais, a expedição se “enfia” na Serra de Maracaju, com paredões que separam o Pantanal, a Oeste, do lado mais habitado de Mato Grosso de Sul, de onde viemos” escreveu o jornalista Eduardo Passos escalado pela “Quatro Rodas” para acompanhar o Rally dos Sertões pelos “sertões” do Estado.

Ao fundo os paredões do Morro da Boa Sorte na Serra de Maracaju; em primeiro plano o Monumento Escalonado onde está instalada a administração do Ecossistema Dakila _ Quatro Rodas

“No pé da serra, os quilômetros de Jeep Wrangler, Troller T4, um Renegade e todos os tipos de picape média possível têm que parar. Isso porque, ao cruzar uma baixada que fica em uma fazenda, um mar de vacas e seus filhotes atravessam nosso caminho” descreve o jornalista.

A imponência e a beleza do Morro da Boa Sorte numa das mais belas regiões da Serra de Maracaju _ Quatro Rodas

Novamente uma cena de filme, com estética pouco óbvia para quem pensa em Brasil, continua a reportagem que registrou o “encanto” dos participantes do rali diante da imensidão do cerrado onde os bovinos são criados de forma extensiva sem a necessidade de derrubar a vegetação para a implantação de áreas de pastagens.

OPORTUNIDADES – A cidade de Corguinho está localizada a 78 km de Campo Grande. Já há algum tempo que as autoridades têm apostado no incremento do turismo sustentável como forma de fomentar a economia e gerar novas oportunidades a empreendedores e trabalhadores, segundo informa o diretor do Departamento Municipal de Turismo de Corguinho, José Correia Salgado.

Segundo ele, a inserção de Corguinho pelo Del Turismo no ranking dos 100 melhores destinos de turismo sustentável possibilita uma nova visão e novas expectativas para o setor como um todo.

“Podemos nos organizar, planejar e executar ações que vão mudar o perfil da cidade. O programa nos capacita, fortalece o Comtur, instrui as câmaras técnicas de forma a alcançar nossos objetivos. A nossa expectativa é que, com esse apoio, Corguinho figure e se mantenha entre os principais destinos do Brasil” avalia o diretor.

Pedro Gomes-MS – Localizada a 326 km de Campo Grande, Pedro Gomes tem como pontos fortes as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas. Assim como Corguinho, a cidade já empossou e capacitou os membros das três câmaras técnicas (Gestão e Turismo; Educação e Sustentabilidade; Evento e Cultura) e cada grupo tem seu plano de trabalho dentro do Mapa Estratégico do Turismo, e um calendário de reuniões, além dos primeiros projetos para atingir as metas em 2022 e 2023.

Pedro Gomes e Corguinho estão no Top 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis

Pedro Gomes é um dos 100 destinos responsáveis do mundo – Foto: Cachoeira de Pedro Gomes/Prefeitura de Corguinho

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade, Jackeline Figueiredo, com o alinhamento e organização de todos os segmentos envolvidos no setor, “a elaboração do planejamento estratégico, as ideias, proposições, os projetos começam a seguir um fluxo efetivo e, a partir de uma construção coletiva, os resultados com impactos positivos estão aparecendo e motivam empreendedores e a comunidade a acreditar no potencial para construirmos um município com a qualidade necessária para receber esses turistas”.

Sobre a premiação

O Programa DEL Turismo levou 13 destinos brasileiros a participarem da 8a. edição do concurso global 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis. Nesta edição, além de Corguinho e Pedro Gomes, participaram os destinos de Epitaciolândia no Acre, Diamantina e Capitólio em Minas Gerais, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul (Praia de Pipa), Galinhos e Tibau no Rio Grande Do Norte, e Bombinhas, Orleans, Itá e Treze Tílias em Santa Catarina.

 

Total
0
Shares
Previous Post

Vidente prevê gravidez de Mel Maia e atriz rebate: ‘Vira essa boca para lá’

Next Post

Procurador de Justiça procura sarna pra se coçar e acha: foi denunciado no STF e no MPF pelo deputado eleito Zeca do PT

Related Posts