FixoMato Grosso do SulPesquisa

Eleitorado jovem, mulheres e alianças serão decisivos

Pesquisas locais indicam que o pleito deve ser definido somente no 2º turno

Especialista em sondagens de intenção de voto e estatísticas do eleitorado de Mato Grosso do Sul apontam que os candidatos com mais chances de alcançar o segundo turno e de conquistar a vitória na disputa pelo governo estadual são aqueles que até aqui mais estreitaram alianças com prefeitos e vereadores dos 79 municípios do Estado.

Votantes com idades de 25 a 39 anos e as mulheres eleitoras também devem influir nas eleições de 2022.

“Penso que o apoio de prefeitos e vereadores será decisivo para alavancar a candidatura ao segundo turno. O apoio em questão deve impulsionar mais votos pela proximidade dos eleitores, o que recompensa a dificuldade de se fazer campanha, como comícios, dificilmente carreatas e passeatas, poucas reuniões”, disse Lauredi Sandim, há três décadas lidando com pesquisas eleitorais, em MS.

Para Sandim, os candidatos hoje em dia recorrem mais às mídias sociais, método de campanha cujo efeito prático, que é o convencimento por votos, não atinge o esperado pelos postulantes. Já os prefeitos e os vereadores, agindo como cabos eleitorais, podem abarcar resultados motivadores.

Lauredi indicou ainda dois cenários que também podem empurrar determinado candidato ao segundo turno ou ao triunfo eleitoral.

“Aos candidatos próximos ao presidente Bolsonaro pode surgir uma bolha de bolsonarismo, mais à direita, seriam aspectos positivos na briga por votos”, afirmou Lauredi.

Em 2018, Bolsonaro, no primeiro turno, em Campo Grande, com maior número de eleitores em MS, venceu o então candidato petista, Fernando Haddad, por uma considerável diferença.

Na época, pelo PSL, Bolsonaro obteve 71,27% dos votos (337,1 mil votos), já Haddad conquistou 28,73% dos votos (135.939). O cenário hoje, contudo, é diferente: Lula, o candidato do PT, na esfera nacional, aparece em primeiro, com chances de liquidar a eleição já no primeiro turno.

Outra questão que deve contribuir com a vitória ao candidato ao governo, segundo Lauredi, tem a ver com os candidatos que brigam por vagas no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

“O candidato deve ter como aliados os postulantes mais fortes conhecidos, isso é muito importante. E a grade de apoio em relação ao Senado e aos deputados estaduais e federais vai fazer a diferença”, afirmou Lauredi.

DADOS ESTATÍSTICOS

Candidatos que concentraram dedicação e convenceram, com seus projetos prometidos, as eleitoras podem ter vantagem sobre seus adversários.

É que 52,4% do eleitorado de MS é integrado por mulheres (1.047.054 votantes). Já os homens somam 949.456 eleitores, ou 47,5% da totalidade dos aptos para votar no domingo, 1.996.505.

Ainda de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) de MS, os eleitores entre 25 e 29 anos representam a maior faixa de eleitores (10,7%), seguidos do grupo de 35 a 39 anos (10,3%).

E os eleitores entre 16 e 17 anos e acima dos 70 correspondem a 1,1% e 7,86%, respectivamente, daqueles que não têm o voto por obrigatório.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo