Em Corumbá, PF deflagra nova fase de operação e cumpre mandados contra ‘coiotes’ em MS

Operação desencadeada nesta manhã mira ‘coiotes’ em MS – Foto Divulgação/PF

Policiais federais deflagraram na manhã desta sexta-feira (3/12), nova fase da Operação Fo M’Ale, investigando o trabalho dos chamados ‘coiotes’ através da entrada ilegal de estrangeiros por Corumbá. Cinco mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão são cumpridos pelos agentes.
Ao logo dos trabalhos, foi detectado que, mesmo após a primeira fase da ação, realizada em agosto, um novo grupo criminoso atuaria explorando o espaço deixado pelos antecessores.
Os suspeitos articulavam esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia.
As entradas em território brasileiro ocorriam sempre no início da manhã ou pela noite e atingiam principalmente crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo dinheiro.
Dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” bolivianos, que tinham a função de mostrar o percurso, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, mediante o pagamento de valores abusivos.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 232-A do código penal e art. 2 da lei 12.850/2013), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.
O nome da operação, Fo M’Ale, faz alusão a expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre, e aduz a vontade destas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

Fonte PF.
Redação Gdsnews.

 

 

Total
0
Shares
Previous Post

A FAZENDA 13: DAYANE MELLO É ELIMINADA COM 27% DOS VOTOS

Next Post

JOÃO GOMES DEIXA ESCAPAR ANTIGO CRUSH POR MAISA

Related Posts