DestaquesMato Grosso do Sul

Fotógrafo de MS tem foto que retrata ‘lida pantaneira’ premiada em festival internacional

O fotógrafo sul-mato-grossense Luiz Felipe Mendes foi vencedor, com medalha de ouro, da categoria “Agronegócio/Hortifruti”, da 7ª edição do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Além de trabalhar com audiovisual, Mendes é biólogo e tem uma relação íntima com o Pantanal, local que serviu de cenário para a foto premiada.

“O Brasília Photo Show é um ‘Oscar da fotografia’ na América Latina. Ganhar uma foto que retrata a lida pantaneira é sensacional. O Pantanal faz parte da minha vida”, detalha o fotógrafo.

Mendes disse que a cultura pantaneira é visível através da fotografia premiada. A foto registra a natureza e o estilo de vida pantaneiro.

“Prestigiei a passagem de uma pequena comitiva ao entardecer. O efeito coloidal ocasionado pela poeira em conjunto com os raios solares rendeu esse efeito belíssimo, que deixou a cena mais artística”, contou como história da foto, Mendes.

Ao ganhar o prêmio, Mendes comemorou nas redes sociais: “o Pantanal é minha casa, é meu sustento. Ganhar um prêmio tão expressivo com uma foto do Pantanal é inexplicável”.

Lama, um resto de água, peixes e o último suspiro de vida se esvaindo em agonia. Um vídeo mostra peixes típicos da fauna pantaneira agonizando em meio a lama, do que restou de uma das bacias da Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo biólogo e produtor de conteúdo audiovisual, Luiz Felipe Mendes.

Mendes foi ao Pantanal para gravar vídeos para um documentário alemão, que contará a história de extinção das espécies. No bioma, além de ver e registrar o vídeo dos peixes se debatendo, outros sentidos ficaram marcados. “Ali vemos a imagem, mas tem o som e o cheiro. Cheiro de morte, barulho dos peixes se batendo, é muito triste”, relembra.

No final de novembro, Mendes registrou a expedição “Alma Pantaneira”. A ação levou a moradores isolados no Pantanal serviços médicos, odontológicos, veterinários e sociais.

O fotógrafo Luiz Felipe Mendes, produziu o conteúdo audiovisual para a instituição e registrou cada passo durante os mais de 1 mil km percorridos. Mendes relata que já viu inúmeros paisagens diferentes no Pantanal: o com fogo, o exuberante e, mais recente, o bioma do homem pantaneiro.

 

 

LV
the authorLV