FixoMato Grosso do SulMeio Ambiente

Governador declara Estado de Emergência Ambiental em Mato Grosso do Sul e Antecipa Medidas de Prevenção.

O decreto abrange condições climáticas adversas, incêndios descontrolados e qualquer fator que possa comprometer a qualidade do ar.

Nesta terça-feira (09), durante o 1º Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais, o governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou um decreto de estado de emergência ambiental com duração de 180 dias em Mato Grosso do Sul.

Esta medida foi tomada em resposta à seca registrada no início de 2024 e visa evitar desastres no Pantanal e em outros biomas do estado. O decreto abrange condições climáticas adversas, incêndios descontrolados e qualquer fator que possa comprometer a qualidade do ar.

Além disso, foi lançado o plano anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que tem como um de seus pilares a comunicação. A necessidade de antecipar o decreto surgiu após estudos da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) apontarem para a iminência de incêndios florestais, especialmente no Pantanal. O secretário estadual de Meio Ambiente, Jaime Verruck, ressaltou a importância de estarem preparados para enfrentar essa situação.

Durante o evento, o governador destacou a disponibilidade de recursos no valor de R$ 25 milhões para ações preventivas, visando evitar a devastação de milhões de hectares. Além disso, foi lançada a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, liderada pelo secretário-executivo de Comunicação, Frederico Fukagawa Hozano de Souza. Essas iniciativas visam conscientizar e mobilizar a população para a preservação dos biomas sul-mato-grossenses, enfatizando a importância da prevenção e da ação coordenada para proteger o meio ambiente.

 

Fonte Assessoria.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo