Juventude bate Corinthians e se livra do rebaixamento

0
Chico Kim marcou o gol do Juventude. Foto: Luiz Erbes

O Juventude fez do Alfredo Jaconi um caldeirão, pressionou o Corinthians o tempo todo, venceu por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, e se livrou do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando com coração e organização, o time alviverde finalizou 15 vezes contra apenas uma do rival e chegou ao gol da vitória em pênalti cobrado por Chico Kim, já na reta final do segundo tempo.

Sob comando de Jair Ventura, a equipe soube superar suas limitações nas últimas rodadas e conseguiu vitórias fundamentais para se livrar do Z-4 – nesta quinta, contou ainda com a derrota do Bahia diante do Fortaleza. Se os baianos vencessem, o Juventude cairia mesmo com a vitória. Isso não aconteceu, e a parte verde de Caxias do Sul está em festa.

Com 46 pontos, o Juventude termina o campeonato em 16º lugar – posição que o salva da degola, mas a única que não dá qualquer vaga em competições internacionais. Já o Corinthians caiu para quinto lugar, com 57 pontos, ultrapassado pelo Fortaleza na última rodada. Grande responsável pela reação do Juventude na reta final, o técnico Jair Ventura avisou: segue no comando em 2022.

Apesar da vaga na fase de grupos da Libertadores, o Corinthians deu motivos para o torcedor se preocupar: com a derrota, o time perdeu posição para o Fortaleza e terminou o Brasileirão em quinto, deixando assim de ganhar R$ 1,6 milhão em premiação da CBF. Além disso, o Timão termina o campeonato sem uma vitória sequer fora de casa no segundo turno. O técnico Sylvinho terá muito a resolver.

Precisando de gols para fugir do rebaixamento, o Juventude mandou no primeiro tempo, martelou, criou chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar. Com o Alfredo Jaconi lotado, o time gaúcho pressionou o quanto pôde, mas parou em grandes defesas de Cássio – em dois chutes de Chico – e também na trave, com Rafael Forster errando o alvo mesmo a um passo do gol. Foram nove finalizações do Juventude, e nenhuma do Corinthians – exceção feita a um gol anulado de Jô em cabeçada que teve empurrão do zagueiro adversário. O Timão de Sylvinho, como vem sendo rotina fora de casa, esperou o rival e praticamente não atacou.

Fonte: GE