Mato Grosso do Sul cresce com inserção e qualidade, afirma secretário Jaime Verruck

Na última semana duas notícias positivas surgiram a cerca da economia de Mato grosso do Sul. A primeira foi à divulgação do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) que põe MS como o terceiro Estado do país com menor taxa de desocupação (6,5%).

A segunda projeta o Estado com um dos que têm maior perspectiva de crescimento do PIB para 2022.

Neste sentido, o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, comentou os rumos da economia neste ano.

“Mato Grosso sul cresce e cresce com inserção e cresce com qualidade”, resumiu Veruck.

No meio da semana, uma pesquisa da Tendências Consultoria colocou o Estado como um dos principais motores de desenvolvimento do País.

Segundo o levantamento, MS deve crescer o Produto Interno Bruto (PIB) em 4,6% em 2022, a segunda maior marca para o país. O número é ainda mais animador que o indicador estimado pela MB consultoria, que estipulava alta de 4,6% para o Estado até 2024, conforme já noticiado pelo Correio do Estado.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na última sexta-feira (13), do IBGE, Mato Grosso do Sul tem hoje 2,155 milhões de pessoas em idade de trabalhar, com 1,402 milhão classificadas como “na força de trabalho”.

“Os indicadores econômicos trouxeram uma informação importante, que foi o nível de renda desses trabalhadores. MS se posiciona em sétimo lugar no nível de renda dos trabalhadores e como tendência de estabilidade e crescimento também da renda. Então, além da geração de emprego no estado de Mato Grosso do Sul, nós estamos gerando um emprego de qualidade que permite que as pessoas tenham uma melhoria da sua remuneração”, explica Verruck.

O secretário finaliza dizendo que Mato Grosso do Sul já vem se destacando com ampliação de investimentos públicos e investimentos privados. “Essa tem sido a grande fonte de crescimento do PIB”, arremata.

Ex-ministra da agricultura, a deputada federal Tereza Cristina declarou que o Estado está nos trilhos do sucesso. “Nos últimos seis meses, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram criadas mais de 30 mil novas vagas por aqui”, afirmou.

Ela ainda lembrou os esforços feitos quando esteve à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para atrair investimento bilionário da empresa chilena produtora de celulose, a Arauco.

“Trabalhei muito para a chegada do eucalipto em toda a Costa Leste. Em 2011, fui ao Chile para trazer a Arauco, que está se instalando em Inocência agora. De lá para cá, a região cresceu bastante e continuará crescendo”, projeta.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Total
0
Shares
Previous Post

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

Next Post

Fiscalização identifica travessia ilegal de mais de 200 cabeças de gado perto da Bolívia

Related Posts
Total
0
Share