EducaçãoFixoMato Grosso do Sul

Vestibulares 2023 da UFGD encerra inscrições nesta sexta-feira

Interessados poderão ingressar por meio do vestibular para 33 cursos e licenciaturas específicas

Encerra no dia 9 de dezembro, às 17h (horário de MS), o período de inscrições dos interessados a concorrer as 1.072 vagas nos três vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Além do Vestibular 2023, que seleciona os estudantes para 33 cursos, a universidade oferece os vestibulares específicos para Licenciatura em Letras-Libras EAD e para Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).

Na sexta (9) também é o último dia para pagamento da taxa de inscrição no valor de 120 reais, mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, no período de expediente do banco. A taxa é o único valor cobrado, sendo os cursos gratuitos, sem nenhuma mensalidade.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal da UFGD, ir para a Área do Candidato neste link.

Basta seguir as seguintes etapas: 1) realizar o cadastro em “Novo Cadastro”; 2) preencher os dados solicitados e gerar login e senha; 3) preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vaga) e optar pela língua estrangeira de preferência (inglês ou espanhol); 4) responder o questionário socioeconômico e 5) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 120 reais. Segundo o cronograma, a divulgação preliminar das inscrições efetivadas deverá acontecer no dia 14 de dezembro.

Dessa forma, os candidatos interessados poderão ingressar por meio desses três vestibulares, nos cursos de Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras EAD (Bacharelado), Letras-Libras EAD (Licenciatura), Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

O total das vagas de cada curso deverá ser dividido por duas formas de ingresso – ampla concorrência e a reserva de vagas (cotas). Para tanto, as cotas envolvem aproximadamente metade das vagas de cada curso e preenchida por quem cursou o Ensino Médio completo em escola pública. Os outros critérios para distribuição de cotas serão a renda familiar, cor e raça – de acordo com a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas divulgado no último censo do IBGE (51,95%). Também haverá proporção de pessoas com deficiência, segundo o censo do IBGE (21,48%).

A prova tem 60 questões objetivas e redação. As provas acontecerão dia 5 de fevereiro de 2023, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá. Com exceção do vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD, que ocorre somente em Dourados.

Para acessar todas as informações sobre cursos ofertados, inscrição, cotas, conteúdo programático, manifestações artísticas que estarão em questões da avaliação e documentos necessários para matrícula, veja a seguir:

Página do Vestibular 2023 (geral)

Página do Vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD 2023

Página do Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo 2023

O Centro de Seleção da UFGD está localizado na Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso, em Dourados. O atendimento é das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo