Fixo

MS recebe mais 8.190 doses em novo lote da vacina da Pfizer contra a Covid

Mato Grosso do Sul recebeu, no início da noite desta terça-feira (18), um novo lote da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O avião com 8.190 doses do imunizante pousou no aeroporto de Campo Grande próximo das 18h30.

A vacina da Pfizer exige um armazenamento diferente, precisando ficar em temperaturas muito baixas, entre 60 a 90 graus negativos. Este é o terceiro carregamento desta vacina recebido pelo estado, que chega a 30 mil doses do imunizante.

Na última remessa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) conseguiu distribuir a doses ao interior e orientou para as prefeituras e secretarias municipais de saúde aplicarem as doses em, no máximo, dois dias. Para este novo lote, a SES ainda não divulgou um cronograma.

Esta é a vigésima quarta remessa de vacinas que chegam a Mato Grosso do Sul. Segundo a plataforma “Mais Saúde”, até o início da noite desta terça, o estado já havia recebido 1.017.920 doses de vacinas contra a Covid no total, contando imunizantes da Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Butantan e Pfizer. 967.651 vacinas já foram aplicadas no estado, sendo 672.268 da primeira dose e 295.283 da segunda dose.

De acordo com a SES, o novo quantitativo será utilizado para ampliar a imunização para indivíduos de 50 anos ou mais com comorbidade, indivíduos a partir de 18 anos, com deficiências permanentes, gestantes com comorbidades a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional, puérperas com doenças pré-existentes a partir de 18 anos até 45 dias após o parto.

A SES destacou que os municípios que concluírem 100% da vacinação de algum dos grupos prioritários destacados acima, poderão iniciar a imunização em indivíduos que tenham entre 45 à 49 anos e gradualmente às demais faixas etárias subsequentes até o limite de 18 anos.