Nelsinho Trad busca soluções para o agronegócio de Mato Grosso do Sul.

Foto Arquivo.

O senador Nelsinho Trad (PSD) articulou reunião estratégica entre o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), lideranças do setor produtivo de Mato Grosso do Sul e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a fim debaterem soluções para enfrentar a crise no agronegócio estadual. O encontro resultou em novas medidas para a redução de impactos econômicos no segmento.

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) alertou para a queda na produtividade da atual safra, que será 13,5% menor que o ciclo 2022/2023, com uma produção de soja de 13,8 milhões de toneladas – 7,92% menor em relação à safra anterior.

“Mesmo com os custos operacionais um pouco menores, a redução mais acentuada nos preços de venda compromete a margem de lucro e afeta a capacidade de pagamento dos produtores rurais. Essa discrepância entre a receita e os custos de produção cria dificuldades financeiras para os agricultores, gerando impactos não apenas em suas operações, mas também na economia regional como um todo”, explicou Nelsinho Trad.

Dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) também indicaram que o setor pecuário enfrenta desafios. A principal referência de preço da pecuária no Estado, a cotação de arroba da própria entidade, apresenta desvalorização de 30% entre 2022 e este ano.

Durante a reunião, o ministro Fávaro anunciou uma linha emergencial para capital de giro e a prorrogação das parcelas de investimentos em setores-chaves como soja, milho, pecuária e leite. As iniciativas visam a aliviar os impactos das adversidades climáticas e da queda nos preços das commodities sobre os agricultores, garantindo sua sustentabilidade financeira.

Fávaro comunicou ainda a prorrogação das parcelas de investimentos para os setores mencionados, afirmando que “teremos os investimentos prorrogados neste ano com o pagamento de juros, e a proposta é diluir as prestações de 2024 nas próximas, durante os próximos anos. Isso permitirá que os produtores enfrentem a crise de forma mais sustentável, sem comprometer ainda mais suas finanças”.

“A crise atual exige ações concretas e eficazes para garantir a sobrevivência dos nossos agricultores e pecuaristas. Estamos lidando com uma combinação catastrófica de fatores, que requer uma resposta urgente e coordenada. É hora de deixarmos nossas diferenças de lado e nos unirmos em prol do agronegócio. Estou comprometido em continuar promovendo o diálogo e buscando soluções que beneficiem nossos produtores e impulsionem nossa economia”, destacou o senador sul-mato-grossense.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Exército prende equatoriano que tentava levar droga diluída em frascos para São Paulo.

Next Post

Inmet coloca 79 municípios de Mato Grosso do Sul em alerta para chuvas intensas.

Related Posts