FixoMato Grosso do Sul

PMA inicia hoje operação Bocaiúva contra tráfico de aves em MS

Em agosto é o período de reprodução do papagaio, arara, entre outros animais silvestres que são as principais vítimas dos traficantes

Pelo quarto ano consecutivo, a PMA (Polícia Militar Ambiental) incia nesta quarta-feira (10) a operação Bocaiúva contra tráfico de aves em Mato Grosso do Sul. Em agosto começa a reprodução do papagaio, arara, periquitos, maritacas e demais psitacídeos e várias outras espécies de aves, com isso, a equipe realiza a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o mais procurado pelos traficantes.

A “Operação Bocaiúva” terá reforço maior nos municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

Que além da PMA estadual, receberão reforços de outras regiões, no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, onde o problema maior é o tráfico de papagaio.

Anos anteriores

A operação deste ano continua em razão dos resultados positivos na prevenção ocorridos nas operações anteriores, quando houve redução dos papagaios apreendidos, 180 em 2019 e apenas sete papagaios em 2020, uma redução de 94%, apesar de a mesma quantidade de traficantes presos. Em 2021 houve um aumento, quando foram apreendidos 223 papagaios, porém, em uma única prisão com um casal paranaense e, mesmo assim, abaixo da média de anos anteriores à operação.

Isso indica que os infratores estão sendo detidos sem que consigam retirar grande quantidade de animais. Além disso, não foram registradas apreensões no estado de São Paulo de animais, para onde eles são destinados com mais frequência, saídos do Mato Grosso do Sul, diferentemente de outros anos.

Nesta operação, com objetivo principal a evitar a retirada de filhotes, ninhos são monitorados e as saídas do Estado são fechadas com bloqueios, especialmente, as saídas para o estado de São Paulo, que é o destino principal registrado dos filhotes de papagaios traficados em Mato Grosso do Sul. O período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, pois é o período reprodutivo dos papagaios que é o animal mais traficado no Estado.

FONTE: JD1NOTICIAS

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo