Assembleia Legislativa do MS.DestaquesMato Grosso do SulPolítica

Proposta homenageia ex-deputado em espaço na ALEMS

Projeto segue para análise da CCJR _ Foto: Arte: Luciana Ohira Kawassaki / ALEMS

Fernanda Kintschner

Com a recente reforma do Parlamento Estadual, a nova sala de reuniões nº 3 poderá receber a denominação de Deputado Roberto Orro, em homenagem ao ex-deputado estadual, que foi presidente da Casa de Leis na atuação da Mesa Diretora eleita de 1995 a 1997. Isso é o que propõe o Projeto de Resolução 20/2022, apresentado nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Localizada no Bloco “E” do piso superior da ALEMS, a sala fará memória ao ex-deputado formado em Direito, eleito em 1978 como deputado constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, sendo reeleito atuando em quatro mandatos estaduais. Também atuou como vereador em Aquidauana, foi suplente de senador e secretário de Estado da Justiça, entre 1987 e 1989, quando criou e implantou os Conselhos Estaduais dos Direitos Humanos, do Índio, do Negro e da Mulher.

Na justificativa do projeto, Orro é citado por sua forte atuação em promover o amplo debate com movimentos sociais e pautas ligadas ao meio ambiente, trabalho e defesa dos povos indígenas. O ex-deputado faleceu no dia 23 de novembro de 2020, aos 83 anos, em Campo Grande, deixando esposa e três filhos. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo